Criar uma empresa é difícil. Sustentá-la ao longo de gerações demanda uma adaptação constante a mudanças externas. Essa inovação, por meio da ruptura de padrões, começa com um profundo entendimento de identidade, valores e tradições da família. Essa é uma das razões pelas quais empresas familiares multigeracionais de sucesso são exemplos de liderança.
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Brandt e Belinda Louie são o patriarca e a matriarca da centenária H.Y. Louie Co. Ltd., segunda maior empresa privada da província canadense Colúmbia Britânica. Eles também são membros do conselho consultivo do Centro de Coach em Liderança e Ética, na escola de negócios da Universidade Duke (Carolina do Norte, Estados Unidos), ao lado de alguns dos profissionais mais valorizados do mercado, conhecidos por sua mentalidade global.
Se você perguntar para Brandt qual é a missão da empresa do setor de alimentos, ele apresentará as cartas escritas por seu avô, Hok Yat Louie, que estão expostas pelos escritórios da companhia na cidade de Burnaby.
Com o passar de três gerações, a empresa que começou como uma loja de sementes e fertilizantes, criada por um imigrante, tornou-se uma potência com mais de 8 mil funcionários e US$ 4 bilhões em receita anual. Mas, independentemente das transformações, suas raízes e seus valores continuam vivos, nas cartas que H.Y. Louie escreveu para os filhos.
Quando H.Y. Louie migrou para a Colúmbia Britânica no final do século 19, encontrou em um ambiente difícil de sobreviver e arrumou uma série de empregos braçais. Posteriormente, abriu uma pequena loja para vender fertilizantes e sementes para fazendeiros chineses na província. Trinta e oito anos depois, com condições de saúde cada vez piores, ele voltou ao seu país de origem, deixando para trás a loja para seus filhos mais velhos.
No ano seguinte, H.Y. Louie escreveu uma série de cartas para eles, que serviram como orientação para suas vidas pessoais e para a condução dos negócios. Em seus escritos, Louie prioriza a importância do serviço ao cliente, de fazer o certo pelos outros, de ser gentil e trabalhar duro.
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Veja, a seguir, alguns dos meus trechos favoritos:
“Seja sincero, justo e leal nas negociações com os clientes. Converse com seus colegas de trabalho. Seja amável com eles.” (27 de maio de 1934)
“A execução dos planos da empresa é de responsabilidade de vocês, desde que vocês definam suas metas com base na lucratividade. Requer trabalho e cuidado para não perder de vista o foco principal.” (23 de julho de 1934)
“A vida é uma busca pela felicidade. Os jovens deveriam ser sempre sinceros em seu trabalho.” (30 de março de 1934)
“Quando estiver em busca da prosperidade, você deve seguir as leis do paraíso. Não tenha medo de ser gentil e caridoso.” (30 de março de 1934)
“Quanto mais você aprende, mais capacitado você fica. Desenvolva seu próprio caráter e suas habilidades de trabalho.” (23 de julho de 1934)
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Mal sabia ele que suas palavras guiariam a empresa dos filhos. Ao longo dos anos, a H.Y. Louie Co. Ltd. passou por transformações e expansões para incluir outras mercearias. Na década de 1970, a companhia entrou no ramo de drogarias com a aquisição da London Drugs e, em 1999, de aviação aérea com a inauguração da London Air Services. Além disso, o hotel Sonora Lodge and Resort foi adquirido por eles em 2002 e, sob a administração de Brandt Louie, passou a fazer parte do catálogo da marca de luxo Relais and Chateau. Agora, contando também com os bisnetos, Gregory e Stuart, a empresa está pronta para passar por outra transformação: uma expansão para o setor de saúde.
O que torna a história da família Louie tão poderosa é que cada transformação remete à missão original da empresa. A cada mudança, eles tomam como base a ideia que seus ancestrais tinham para os negócios. No entanto, as inovações só foram bem-sucedidas porque eram autênticas diante dos valores, da identidade e do espírito familiar.
Um estudo de 2012 publicado na revista especializada “Journal of Management” descobriu que liderança autêntica e funcionários autênticos se correlacionam positivamente para o sucesso de uma empresa. Os resultados mostraram que, quando líderes demonstravam claramente seus valores, eles obtinham um desempenho melhor de seus funcionários, que relatavam maior satisfação no emprego.
Ao expor as cartas de seu avô, Brandt e Belinda Louie contextualizam os negócios historicamente, deixando claro quais são os valores da empresa e apresentando a autenticidade de sua missão. H.Y. Louie plantou as sementes que seus bisnetos colhem hoje.
Pela minha experiência trabalhando com líderes de empresas familiares multigeracionais, posso dizer que os bem-sucedidos inovaram ao longo dos anos sem abandonar tradições e valores. Mais do que ter um simples negócio, é também preciso ter uma identidade autêntica para alcançar o sucesso.
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O que isso pode significar para você? Não é todo mundo que está passando por transformações em empresas familiares multigeracionais, mas todos nós estamos enfrentando rupturas e mudanças externas que exigem inovação pessoal ou organizacional.
Comece entendendo quem você é. Faça uma lista de referências baseada em suas raízes, tradições e perspectivas para outras gerações. Levando em consideração sua história e sua autenticidade, quem são as pessoas que influenciaram você, por exemplo?
Escreva sua história ou talvez uma carta para o seu futuro eu. E faça disso o começo de um guia para a próxima versão de você mesmo.
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