Resumo da matéria:
- Motivados pelo poder dos jogos em reunir as pessoas, o Snapchat anunciou seis deles para sua nova plataforma Snap Games, sem a necessidade de baixar novos conteúdos;
- Bitmoji Party, Alphabear Hustle, C.A.T.S.: Drift Race, Snake Squad, Zombie Rescue Squad e Tiny Royale são as novidades;
- Os desenvolvedores poderão criar jogos com suporte de até 32 jogadores e, inicialmente, terão lucro com os anúncios exibidos aos usuários durante as partidas.
Na última quinta-feira (5), seis jogos sociais para o Snapchat foram lançados mundialmente, após os rumores – agora confirmados – de que a Snap, empresa mãe do aplicativo, lançaria sua própria plataforma de games.
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“A amizade está muito relacionada às experiências que temos em conjunto. E algo pelo qual nós sempre fomos fascinados é a maneira como os jogos servem de desculpa para nos reunirmos com nossos amigos e compartilharmos momentos e experiências com eles”, declarou um executivo da Snap no dia anterior ao anúncio.
A unidade, batizada de Snap Games, foi lançada inicialmente com seis jogos, sendo cinco deles de desenvolvedoras terceirizadas. O Bitmoji Party, o primeiro da plataforma, é uma criação da Prettygreat, subsidiária australiana da Snap fundada por Phil Larsen e Luke Muscat. O jogo conta com os avatares Bitmoji, em quatro mini games que podem receber até oito jogadores simultaneamente.
Os demais jogos são o Alphabear Hustle, o desafio de palavras da Spry Fox; o C.A.T.S.: Drift Race, o game de corrida da ZeptoLab; o Snake Squad, o battle royale inspirado em Snake da Closure; o cooperativo Zombie Rescue Squad, da PikPok; e o Tiny Royale, o battle royale de tiro da Zynga.
A Snap enfatizou a natureza inclusiva de sua plataforma e diminuiu as barreiras de entrada. Com tudo já instalado no aplicativo, amigos podem rapidamente entrar no jogo e conversar por voz e texto. Os desenvolvedores poderão também criar games que acomodem até 32 usuários.
A biblioteca de jogos com curadoria do Snapchat oferece aos desenvolvedores uma participação nos lucros. Por enquanto, a monetização é baseada nos controversos vídeos de seis segundos, lançados no ano passado. Os usuários do app podem optar por ver os anúncios em troca de bônus nos próprios jogos. A empresa deixou claro, no entanto, que isso não irá substituir as compras dentro do aplicativo, força vital da experiência para jogos de celular, mas essas opções serão exploradas mais tarde.
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A iniciativa é um movimento sensato do Snapchat. Os dispositivos móveis são o setor mais lucrativo da indústria de jogos, responsáveis por mais de 47% da receita total de US$ 63,2 bilhões do ano passado. Além disso, pessoas envolvidas com games têm uma taxa alta de retenção na plataforma. Mas, com tantos novatos na indústria, sem um título capaz de capturar o espirito da época os jogos podem não ser a solução para curar os males do Snap.
Em seu relatório de resultados do quarto semestre, a Snap informou um aumento de 186 milhões de usuários ativos fixos, enquanto a receita por pessoa aumentou 37% e chegou a US$ 2,09. A receita registrou um salto de 43% em relação ao ano anterior e foi a US$ 1,2 bilhão, mas o lucro ainda não é uma realidade da empresa. As ações estão sendo vendidas a US$ 11,32, acima dos US$ 5,79 do início do ano. Ainda assim, o valor está abaixo do preço de IPO – US$ 27,09 – há cerca de dois anos.