A Cielo, maior processadora de cartões de crédito do Brasil, apertará os cintos em meio a uma feroz concorrência com rivais, como PagSeguro Digital e StoneCo, para atrair comerciantes.
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A Cielo contratou a consultoria Gradus para implementar um programa de redução de custos, em um projeto a ser realizado neste ano e no próximo ano, disse à Reuters o vice-presidente financeiro, Gustavo de Sousa.
O programa de redução de custos é a mais recente de uma série de medidas tomadas pela Cielo para compensar uma queda nas margens, depois de cortar os preços para enfrentar seus principais rivais como Rede, GetNet, PagSeguro e Stone. No início deste ano, a empresa reduziu o pagamento de dividendos para 30% de 70% do lucro e cancelou sua perspectiva de lucro para este ano.
“Nosso objetivo é aplicar uma estratégia de orçamento base zero, com alguns resultados já aparecendo em 2019”, disse ele, sem fornecer uma meta para a economia. “Descarte a ideia de que os contratos vão ser reajustados em linha com a inflação.”
Sousa disse que a economia esperada provavelmente ajudará a rentabilidade, se todos os demais fatores forem mantidos iguais.
O corte de gastos também pode oferecer mais espaço para investimentos em novos produtos ou mercados, o que poderia também contribuir para aumentar o lucro, disse ele.
As despesas operacionais da Cielo cresceram 46% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, puxadas pela contratação de 1.000 vendedores em janeiro. Sousa disse que a empresa não tem planos atuais para expandir ainda mais sua força de vendas, que deve se concentrar em atrair comerciantes com vendas anuais entre R$ 120.000 e R$ 15 milhões, elevando o piso dessa faixa.
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“Clientes menores devem adquirir máquinas de leitura de cartões online ou em agências porque são canais de distribuição mais baratos”, disse Sousa, citando comerciantes com faturamento anual abaixo de R$ 120 mil.
Questionado sobre possíveis demissões, ele disse que não há mudanças planejadas na força de trabalho da empresa de 3.250 pessoas.
A Cielo tem atraído em média 1.600 clientes por dia neste ano, mas a receita líquida do primeiro trimestre permaneceu praticamente estável em relação ao ano anterior. Vendas mais altas por cliente ajudariam a impulsionar os resultados da companhia.
As ações da Cielo caíram mais de 14% este ano, enquanto as ações de seus concorrentes listados nos EUA, PagSeguro e StoneCo, subiram.
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