Os ministérios de Minas e Energia e Economia apresentarão ao presidente Jair Bolsonaro modelo para a privatização da elétrica estatal Eletrobras dentro das próximas duas semanas, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Segundo ele, após Bolsonaro concordar com o modelo, a proposta será enviada ao Congresso em agosto, com o objetivo de ser aprovada até o final do ano.
LEIA MAIS: Em 2018, Eletrobras tem o melhor resultado em 20 anos
O governo brasileiro vem trabalhando para privatizar a Eletrobras desde o governo Michel Temer, como parte de um esforço maior para vender ativos estatais. O governo previu anteriormente receitas de R$ 12 bilhões com a desestatização da empresa.
“São simulações que foram feitas com condições diversas. Então, se são 12 ou 16, dependerá muito do plano e das expectativas do mercado”, disse Albuquerque. O governo está buscando privatizar a Eletrobras diluindo sua participação, afirmou.
Isso torna menos provável que unidades chave como Chesf e Furnas, duas importantes geradoras da Eletrobras, sejam vendidas a investidores estratégicos.
Em junho, o governo avaliava cinco modelos para a privatização.
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store