A euforia tomou conta com a estreia hoje (22) do STAR Market, nova plataforma chinesa ao estilo Nasdaq voltada para empresas de tecnologia de origem local, com as ações disparando até 520% e os preços superando até mesmo as expectativas de investidores veteranos. A nova plataforma ainda aumentou o valor combinado das empresas em US$ 44 bilhões.
LEIA MAIS: Qual o futuro dos notebooks Huawei após saída do Google
Dezesseis da primeira leva de 25 empresas — que vão de fabricantes de chips a empresas de saúde — mais do que dobraram os já fortes preços de oferta pública inicial de ações (IPO) no STAR Market, que é operado pela bolsa de Xangai. As empresas registraram ganhos médios de 140% no primeiro dia de negociações. O desempenho mais fraco foi um salto de 84,22%. No total, o dia teve criação de cerca de 305 bilhões de iuanes (US$ 44,3 bilhões) em nova capitalização de mercado, de acordo com cálculos da Reuters.
“Os ganhos de preços são mais loucos do que esperávamos”, disse Stephen Huang, vice-presidente da Shanghai See Truth Investment Management. “São boas empresas, mas os valores são altos demais. Comprá-las agora não faz sentido.”
Com base no Nasdaq e completo com um sistema de IPOs ao estilo dos EUA, o STAR pode ser a tentativa mais ousada da China de reformas no mercado de capital até agora.
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store