Resumo:
- A EssilorLuxottica, do bilionário Leonardo Del Vecchio, comprou sua principal rival em transação bilionária;
- A GrandVision foi vendida por US$ 6,1 bilhões e seu valor ainda pode subir com a venda do restante das ações.
O EssilorLuxottica, grupo do bilionário Leonardo Del Vecchio que detém entre outras marcas a Ray-Ban, fechou um acordo de US$ 6,1 bilhões para comprar a rival GrandVision e se tornar a maior marca de óculos do mundo.
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Primeiro, a EssilorLuxottica irá adquirir os 76,72% da GrandVision que pertencem à empresa de investimentos HAL. Na compra, cada ação sairá por US$ 31,18, o que permitirá que a empresa abra mais de 7.200 novas lojas pelo mundo, com mais de 37.000 funcionários. No ano passado, a GrandVision teve uma renda anual de US$ 4,52 bilhões. O acordo eventual pode subir para US$ 8 bilhões (€7,1 bilhões) após o lançamento da oferta pública obrigatória das ações restantes, que deverão fechar em um período de 12 a 14 meses.
A GrandVision se descreve como uma “líder global em varejo ótico”. Suas marcas incluem a Pearle, Eye Wish e a Vision Express. A empresa é ativa em mais de 40 países na Europa, América Latina e Oriente Médio, e mais de 70% de seus funcionários são mulheres.
O bilionário Leonardo Del Vecchio, chefe executivo da EssilorLuxottica, disse ter buscado “fortemente” a aquisição da GrandVision. “Essa é a realização de uma visão que guiou minhas ações e o crescimento da Luxottica por todos esses anos.”
Italiano, o grupo Luxottica já é a maior companhia na indústria mundial de óculos. Fundada em 1961, a empresa é mais conhecida pelo Ray-Ban, Oliver Peoples, Oakley e Persol. Ela também tem linhas de óculos feitos sob a licença de Giorgio Armani, Burberry, Chanel, Michael Kors e Prada. A EssilorLuxottica está listada na corretora Euronext Paris e tem um valor de mercado de US$ 57,45 bilhões.
Do nada ao luxo
O acordo marca o crescimento contínuo do visionário Leonardo Del Vecchio, que fundou a Luxottica aos 25 anos e hoje possui um patrimônio de US$ 22,3 bilhões. Filho de uma verdureira, Del Vecchio foi mandado a um orfanato aos 7 anos porque a mãe, viúva, não conseguia sustentar os cinco filhos.
Sua carreira nos negócios começou quando trabalhou em uma fábrica de componentes de automóveis e óculos, aos 14 anos, para pagar pela escola de design. Seu filho Claudio Del Vecchio é dono e gere a marca de varejo norte-americana Brooks Brothers.
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