Resumo:
- Yusaku Maezawa venderá 30% de sua participação atual de 36% na Zozo;
- A transação de US$ 2,2 bilhões faz parte de um acordo de US$ 3,7 bilhões com o Yahoo Japão;
- Ações da Zozo e do Yahoo Japão subiram 19% e 5,7%, respectivamente, após o anúncio;
- Bilionário é o 22º homem mais rico do Japão e acumula fortuna de cerca de US$ 2 bilhões.
O bilionário japonês Yusaku Maezawa venderá a maior parte de sua participação no grupo de moda online Zozo, como parte de um acordo de US$ 3,7 bilhões com o Yahoo Japão.
VEJA TAMBÉM: Softbank investe US$ 4 bi no Yahoo Japão
Maezawa venderá 30% de sua participação atual de 36% na empresa com sede em Tóquio por US$ 2,2 bilhões.
Hoje (12), o Yahoo Japão anunciou que ofereceria aos acionistas uma oferta para comprar até 50,1% da Zozo a US$ 24 por ação, uma bonificação de 21% em relação ao preço de fechamento de ontem (11).
Após o anúncio, as ações da Zozo subiram 19%, enquanto as do Yahoo Japão subiram brevemente 5,7%.
Para o Yahoo Japão, a aquisição da Zozo ajudará a expandir sua presença na indústria da moda japonesa e a melhorar seus negócios de pagamentos online.
Maezawa deixará o cargo de diretor-executivo e será substituído por Kotaro Sawada, que assumiu a diretoria da Zozo em 2013.
E AINDA: Bilionário japonês compra a 1ª passagem para a Lua
Fato surpreendente: Maezawa é personalidade de destaque nos tabloides japoneses, mas recentemente foi manchete internacional. O bilionário adquiriu uma pintura de Jean-Michel Basquiat, em 2017, por US$ 110,5 milhões e está a caminho de ser o primeiro turista a voar para a Lua com o SpaceX de Elon Musk. Maezawa também é o autor da postagem mais retweetada da história do Twitter. Seu tweet de janeiro de 2019 foi um convite aos consumidores para ganhar US$ 900 mil em prêmios em dinheiro para comemorar as vendas de Ano Novo da Zozo. A postagem foi replicada 4,8 milhões de vezes em seu auge.
Cenário: Maezawa é o 22º homem mais rico do Japão e acumula fortuna de cerca de US$ 2 bilhões, segundo a Forbes. Desde que fundou a Zozo, em 1998, o bilionário transformou o negócio em uma das maiores varejistas de moda online do Japão, mas prometeu 88% de suas ações da Zozo como garantia aos bancos e brincou em maio, no Twitter: “Sim, eu não tenho dinheiro. Gasto muito”.
Maezawa recentemente deu um tempo do Twitter após resultados decepcionantes e o encerramento das atividades da Zozo na Europa e nos EUA, o que atingiu o preço das ações da empresa.
Um grande passo em falso foi o dado, em 2017, com o Zozosuit, um macacão de bolinhas que foi criado para ajudar os clientes a fazer medições precisas e a usar roupas personalizadas. No entanto, eles foram descontinuados no final de 2018 após o envio de três milhões de peças. Em janeiro deste ano, a Zozo anunciou a primeira queda nos lucros desde que o capital da empresa foi aberto, em 2007.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.