Resumo:
- Os fundadores sul coreanos da rede fast-fashion Forever 21, faturaram US$ 5,9 bilhões em seu auge, em 2015;
- Eles saíram da lista de bilionários da Forbes neste ano;
- Com o pedido de falência, ao todo, serão fechadas 178 lojas nos Estados Unidos.
A Forever 21, varejista de roupas para adolescentes que se expandiu agressivamente em shoppings nos Estados Unidos, enquanto outras recuavam, entrou com pedido de falência na noite de ontem (29).
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A empresa encerrou meses de especulação sobre o estado de seus negócios anunciando que está buscando proteção contra falência. A Forever 21 irá fechar até 178 lojas nos EUA como parte da reestruturação, de acordo com um comunicado da empresa. Lojas na Ásia e na Europa também serão impactadas.
“Este foi um passo importante e necessário para garantir o futuro de nossa empresa, o que nos permitirá reorganizar nossos negócios e reposicionar a Forever 21”, disse Linda Chang, vice-presidente executiva e uma das filhas dos fundadores, em um comunicado.
Para continuar financiando as operações durante a reestruturação, a Forever 21 garantiu US$ 350 milhões em financiamento, o que inclui US$ 275 milhões do seu credor JPMorgan Chase. Também obteve US$ 75 milhões da empresa de finanças TPG Sixth Street Partners e de suas afiliadas.
O pedido de falência marca uma forte reviravolta na fortuna da gigante da moda. Iniciada em 1984 por um casal imigrante da Coreia do Sul, a loja se tornou um local de mercadorias com preços baixos. No entanto, nos últimos anos, as vendas caíram com o declínio das idas aos shoppings e os jovens comprando online. A empresa também está sobrecarregada depois de anos expandindo o número e o tamanho das suas lojas.
Com os negócios em situação difícil, os fundadores, Do Won e Jin Sook Chang, saíram da lista de bilionários da Forbes no início deste ano. No auge de 2015, eles acumulavam US$ 5,9 bilhões, uma personificação do sonho americano.
Com pouco mais do que um diploma do ensino médio, o casal Chang fundou a empresa três anos depois de chegar a Los Angeles. Do Won começou como lavador de pratos em uma cafeteria local, depois, complementou sua renda de salário mínimo trabalhando de um posto de gasolina e iniciando um negócio de limpeza de escritórios. Jin Sook trabalhou como cabeleireira. Depois de gastar US$ 11 mil em três anos, eles abriram uma loja de roupas de aproximadamente 83 metros quadrados chamada Fashion 21. No primeiro ano, as vendas chegaram a US$ 700 mil. Eles começaram a abrir uma loja a cada seis meses e, eventualmente, mudaram o nome para Forever 21.
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“Eu vim aqui com quase nada”, disse Chang à Forbes em uma matéria de capa em 2016. “Eu sempre terei um coração agradecido aos EUA pelas oportunidades que me proporcionou.”
Na busca do crescimento, a Forever 21 expandiu agressivamente seu número de lojas na última década, uma época em que muitos varejistas tentavam diminuir sua presença em shoppings. A empresa tinha ambições de se tornar um novo tipo de loja de departamentos, onde toda a família pudesse comprar, e procurou espaços gigantes com vários andares.As unidades aumentaram de 480 para 600, entre 2010 e 2014, e para 800 em 2018. Em um sinal de confiança, a empresa normalmente assinava contratos de aluguel de dez anos, de acordo com uma fonte próxima.
Recentemente, porém, passou a sair dos shoppings norte-americanas. Por exemplo, reduziu discretamente muitas de suas maiores lojas em várias cidades. O tamanho médio de suas lojas agora é de 6.000 metros quadrados, de acordo com um porta-voz da empresa. Isso é quase metade da média anterior de 11.000 pés quadrados, tamanho que ainda está no site da empresa.
A Forever 21 se junta a outras marcas de shopping focadas em adolescente, como Charlotte Russe, Aeropostale e Wet Seal, que declararam falência nos últimos anos.
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