Por mais de dois anos, o Facebook se viu no centro de uma série de controvérsias, desde questões de privacidade até acusações de comportamento destrutivo da democracia e investigações antitruste da Federal Trade Commission nos EUA. O CEO Mark Zuckerberg foi chamado para testemunhar em Washington não uma, mas duas vezes sobre as políticas de sua empresa. Para a maioria das companhias, uma série de títulos instáveis pode afetar suas perspectivas. Para o Facebook, as ações da empresa continuam se valorizando.
Depois de saltar mais de 50% no ano passado, as ações do Facebook já subiram mais de 5% em 2020. Apesar de várias investigações iminentes de agências do governo dos EUA sobre questões de concorrência e antitruste, os papéis atingiram várias novas máximas nas últimas semanas. A empresa viu seu valor de mercado subir em mais de US$ 200 bilhões em 2019, alcançando quase US$ 630 bilhões.
O Facebook parece estar retornando de sua queda histórica em meados de 2018, quando a empresa alertou inesperadamente para um crescimento mais lento de usuários e vendas. Um dia após esse anúncio, as ações caíram 20%. A previsão de redução dos lucros também ocorreu em meio a preocupações mais amplas com proteção de dados. Durante meses, a companhia enfrentou uma reação negativa ao lidar com a privacidade dos usuários, bem como seu papel em não impedir a disseminação de notícias falsas. Entre as críticas, estava a de que o Facebook teria prejudicado a democracia depois que a consultoria britânica Cambridge Analytica conseguiu alavancar milhões de dados pessoais de usuários com estratégias de publicidade política. As ações do Facebook foram liquidadas durante o resto de 2018, e a empresa perdeu quase metade do seu valor total de mercado.
As ações se recuperaram amplamente no primeiro semestre de 2019, mas caíram novamente quase 10% em maio, em meio a pedidos pela cisão da empresa. A Federal Trade Commission, em seguida, abriu uma investigação antitruste contra a gigante das mídias sociais em junho, com muitos analistas de Wall Street prevendo que crescentes solicitações de regulamentação seriam prejudiciais para a empresa. O Facebook acabou sendo multado em US$ 5 bilhões pela FTC, a maior penalidade na sua história, por violar a privacidade dos consumidores.
O Facebook também enfrentou críticas no lançamento de sua nova moeda digital, a libra, no ano passado. E à medida que a eleição de 2020 nos EUA se aproxima, a maior rede de mídia social do mundo está sob intensa pressão para ajustar suas políticas à publicidade política e ao combate a fake news. A empresa confirmou recentemente que não mudará sos termos de anúncios políticos falsos em sua plataforma. Isso contrasta com outras empresas de mídia social, como o Twitter, que baniu todos a propaganda política de seu site em outubro passado. Além disso, em setembro de 2019, 47 procuradores gerais do estado anunciaram uma investigação no Facebook por violações antitruste, reduzindo as ações em 4%.
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Apesar das críticas recentes e dos crescentes pedidos de regulamentação que se aproximam, o momento das ações do Facebook e os novos recordes podem indicar que os investidores estão despreocupados com os temores regulatórios. Na verdade, Wall Street está prevendo um grande ano pela frente para o Facebook.
Nos últimos trimestres, a empresa continuou a aumentar a receita adicionando novos usuários à sua plataforma principal e à sua família de aplicativos, como Instagram, Messenger e WhatsApp. O otimismo está crescendo com a capacidade do Facebook de gerar receita com esses aplicativos, como acontece no Instagram por meio de anúncios em vídeo e comércio digital.
O resultado mais recente foi de ganhos acima do esperado no terceiro trimestre. O crescimento da receita realmente acelerou em 2019, com a empresa registrando aumento de receita de 26% no primeiro trimestre, 28% no segundo e 29% no terceiro. Mesmo enquanto o Facebook tenta melhorar sua reputação, continua a dominar o mercado de publicidade digital: as empresas seguem usando a plataforma de publicidade, com analistas, em média, esperando que sua receita com anúncios aumente 26% em 2019, de acordo com a Refinitiv.
Em uma nota recente, os analistas do Deutsche Bank previram “força renovada no aplicativo principal do Facebook” em 2020, graças a iniciativas da empresa, como reformular o feed principal, lançar o recurso de Stories, expandir o Marketplace e criar produtos de Grupos. Analistas do Bank of America, por outro lado, argumentaram recentemente que as ofertas do Facebook e do Messenger ainda estão subvalorizadas e não estão totalmente refletidas no preço das ações, que eles acham que podem subir 20%. “Enquanto a empresa permanece sob escrutínio e enfrenta riscos regulatórios, continua a executar excepcionalmente bem”, escreve o analista da Morningstar Ali Mogharabi em sua análise do último relatório de ganhos do Facebook.
Apesar de enfrentar mais um ano de críticas por permitir fake news no Facebook, Zuckerberg disse em um post anual do blog que “Uma das grandes questões para a próxima década é: como devemos governar as grandes novas comunidades digitais que a internet permitiu?”. O CEO do Facebook, que agora tem patrimônio de quase US$ 82 bilhões, de acordo com as estimativas da Forbes, sugeriu que a melhor maneira de resolver isso seria “estabelecendo novas formas de as comunidades se governarem”.
Desde o dia da posse de Trump, o patrimônio líquido de Zuckerberg aumentou cerca de US$ 27,8 bilhões – o quinto mais alto do mundo e o terceiro maior dos EUA no período, de acordo com os cálculos da Forbes.
Os ganhos do Facebook no quarto trimestre e os resultados do ano de 2019, que serão divulgados após o fechamento do mercado em 29 de janeiro, são um indicador-chave sobre se a empresa continuará decolando em 2020. Mas, se pudermos nos fiar em 2019, tempos turbulentos na política podem não ter muito efeito na habilidade do Facebook de valorizar suas ações.
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