A China pretende lançar uma sonda espacial experimental sem tripulação em abril, como parte de um programa mais amplo de voos para transportar astronautas para uma futura estação espacial, informou a mídia estatal do país.
A sonda está programada para ser lançada no voo inaugural do foguete de transporte Longa Marcha 5B da província de Hainan, informou a agência de notícias oficial Xinhua, citando a agência espacial da China. O lançamento está marcado para a segunda quinzena de abril.
A sonda está sendo desenvolvida para a operação da estação espacial chinesa e a futura exploração espacial tripulada, disse a Xinhua. Será maior que a atual espaçonave Shenzhou e também será reutilizável.
LEIA MAIS: A universidade que ensina a colonizar o espaço
“A missão testará as principais tecnologias da nova nave, como o controle de sua reentrada na atmosfera, proteção contra o calor e tecnologia de recuperação”, disse Yang Qing, que projetou a espaçonave na Academia de Tecnologia Espacial da China.
A missão estabelecerá as bases para o desenvolvimento de transporte de futuros astronautas para a estação espacial chinesa, acrescentou Yang.
A China pretende concluir uma estação espacial com vários módulos por volta de 2022.
O país asiático fez da exploração espacial uma prioridade nos últimos anos, enquanto tenta alcançar a Rússia e os Estados Unidos e se tornar uma grande potência espacial até 2030.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.