Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Itaú nega ter mirado a XP em campanha publicitária

Itaú nega ter mirado a XP em campanha publicitária contra corretoras independentes

Em live no fim da tarde de hoje (25), Banco falou que a operação vai pender para o que gera o maior retorno para o gestor da carteira

Juliana Andrade
25/06/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Reprodução comercial Itaú
Reprodução comercial Itaú

Para Constantini, a campanha não tem o objetivo de atacar a concorrência, mas sim promover a cultura operacional da instituição e o debate

Na tarde de hoje (25), o Itaú Unibanco promoveu uma live no YouTube para falar sobre conflito de interesses em carteiras de investimento. O assunto, que segue quente após o lançamento da polêmica campanha publicitária da instituição financeira, tem gerado debates e troca de farpas entre o banco e as corretoras, em particular, a XP Investimentos – da qual o Itaú detém 49,9%.

Durante a conversa entre Carlos Constantini, diretor executivo de wealth management and services (WMS) do Itaú, e Felipe Wey, diretor do Itaú Personnalité, a dupla esclareceu pontos da campanha e abordou temas como conflito de interesses em investimentos, relação com a XP Inc, suitability, perfil do investidor e prateleira dos produtos oferecidos pelo banco.

VEJA TAMBÉM: “Se o Itaú não está confortável com o nosso modelo, ele deveria repensar sua participação na empresa”, diz Gabriel Leal, da XP

Para Constantini, a campanha não tem o objetivo de atacar a concorrência, mas sim promover a cultura operacional da instituição e o debate. “O foco é mostrar nossa proposta de valor e como fazemos investimento. Isso ajuda a acertar nas decisões. A peça não é contra nada especificamente, é para estimular uma conversa adulta sobre investimentos: falar sobre reserva de emergência e perfil de risco do cliente. Somos um banco de cabelos brancos, temos seriedade e qualidade para fazer negócios”, disse o executivo.

Sobre o ponto mais sensível da campanha – o conflito de interesses que o banco sugere na operação das corretoras e agentes autônomos -, Constantini diz que a questão é inerente ao trabalho do profissional. “A operação vai pender para o que gera o retorno maior para o gestor da carteira. Isso é quase a definição de conflito de interesse. Não é sobre a índole da pessoa. É sobre o modelo de incentivo que gere o trabalho dela.”

O executivo reforça que a gestão das carteiras operadas pelo banco erradica o conflito porque o produto não interfere na remuneração do profissional. “Não faz diferença para o analista se o investimento rende mais ou menos para o banco. Essa é uma inverdade que por muito tempo não foi entendida. Nosso especialista vai ser remunerado se trouxer mais dinheiro do cliente e se o cliente estiver satisfeito com a carteira e com o serviço”. Constantini explica que a palavra-chave na operação do Itaú é o suitability, ou seja, a adequação do que o cliente tem na carteira ao risco que ele está disposto a correr.

Quando questionado se o banco oferece apenas produtos próprios ou fundos que pagam mais à instituição, Constantini afirmou que a renda gerada por eles não tem ligação com os gestores de carteiras e reforça: “Nossa prateleira está aberta desde 2017 e 80% dos nossos produtos estão disponíveis para todos os clientes que quiserem investir a partir de R$ 1”. E completa: “Parte do meu dia de trabalho é revertido em trazer produtos de terceiros para o nosso portfólio”.

Sobre a fatia de 49,9% de participação na XP, Constantini alega que os investimentos do banco em nada interferem ou têm relação com a operação dos gestores de carteira do Itaú. “A relação com a corretora não chega no dia a dia da operação. A XP é um competidor grande, que respeitamos e que tem um modelo diferente de atuação comparado ao nosso.” Segundo ele, em 2019 o banco contratou 70 profissionais autônomos ou vindos de corretoras: “Eles são muito bem-vindos”.

Na tarde de ontem (24), a Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos (Abaai) enviou ao Itaú uma notificação extrajudicial com pedido de retratação no prazo de 24 horas, em decorrência da campanha publicitária veiculada na terça-feira durante (23) a exibição do Jornal Nacional.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • banco
  • campanha
  • campanha publicitária
  • carteira
  • cliente
  • corretora
  • Debate
  • fundo
  • investimentos
  • Itaú
  • Itaú Unibanco
  • Live
  • negócios
  • notificação
  • prateleira
  • produto
  • Xp Investimentos
  • YouTube

As mais lidas agora

  • Escolhas do editor

    Think Tank de Mulheres do Agro da Forbes Brasil se Reúne Durante a Agrishow

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

Últimas Notícias

  • IGP-DI Volta a Subir em Abril com Alta de 0,30%, Mas Fica Abaixo do Esperado

  • Em Primeiro Discurso, Novo Papa Homenageia Francisco

  • Volumes da Ambev no Brasil cresceram 1,4% no primeiro trimestre

    Ambev Tem Lucro Estável de R$ 3,8 Bilhões no 1º Trimestre de 2025

  • Presidente dos EUA, Donald Trump

    EUA e Reino Unido Devem Anunciar Acordo sobre Tarifas Nesta Quinta-feira

  • Sede do Banco da Inglaterra, em Londres

    BCs da Europa Mantêm Afrouxamento Monetário na Agenda, Apesar de Fed em Postura de Espera

  • Colheita de soja na Argentina

    BrasilAgro Reduz Projeção de Sua Safra 24/25 com Menor Produção de Soja e Algodão

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.