Consumo consciente não se trata apenas de comer hambúrgueres veganos –também passa pelo uso de peles veganas. Essa é a tese da empresa de casacos de pele cruelty-free Apparis, que acaba de levantar US$ 3 milhões para expandir sua linha de moda online nos Estados Unidos e internacionalmente.
Os produtos da Apparis são vendidos em grandes lojas, como Bloomingdale’s, Saks Fifth Avenue, Intermix e outras –o atacado representou 60% da receita de US$ 7,3 milhões da empresa em 2019. A confecção espera aumentar esse número em 2020 e usará os US$ 3 milhões do financiamento para lançar sua linha em 20 varejistas de 12 países europeus, da França à Croácia. Investidores incluem a supermodel empresária Karlie Kloss e o quarterback do New England Patriots Cam Newton, um vegano hardcore que embarcou no projeto da Apparis depois de visitar a loja da marca em Nova York, bem como Third Kind Venture Capital e Exor Seeds.
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O conceito de marca multinacional é um sucesso para as cofundadoras Lauren Nouchi, 29 anos, e Amelie Brick, 37 anos, que lançaram seus produtos veganos em uma pop-up do Brooklyn, em 2017. Embora ambas venham de Marselha, a cidade mais antiga da França, elas se conheceram em Boston, e mais tarde se reconectaram em Paris, onde decidiram pedir demissão e lançar a Apparis. No início de 2018, a Bloomingdale’s solicitou uma avaliação da coleção de outono da marca –objetivo importante para a maioria das marcas de moda– mas Nouchi e Brick ainda não tinham desenhado uma. Isso não seria problema para as empreendedoras. Elas organizaram um acampamento de quatro semanas no apartamento de Nouchi, em Paris, e, de lá, presentearam a gigante de luxo com 12 casacos veganos cruelty-free em cores fortes como fúcsia e lavanda. A Bloomingdale’s fez um pedido de 5.000 peças.
“Nunca pretendemos ser uma marca de atacado, mas recebemos o contato de lojas de departamentos como a Bloomingdale’s e a Saks muito cedo, nos pedindo para apresentar a coleção”, diz Amelie Brick, CEO da marca. “Foi assim que começamos a trabalhar no atacado e a crescer muito rápido. Mas, na verdade, precisávamos de dinheiro para fazer a Apparis crescer internacionalmente.”
Isso, com sua missão e perfil, ajudou a colocar a Apparis na lista Forbes 30 Under 30 2020, na categoria arte e estilo. Tendo começado do zero, a empresa só agora está aceitando um investimento externo com esta nova rodada de financiamento.
A Apparis alcançou os holofotes da moda com sua jaqueta Goldie. O produto bestseller de de US$ 230 é um casaco sintético com capuz, de corte amplo e caimento logo abaixo da cintura e chegou ao mercado com a popularidade crescente do conceito vegano. O interesse pelo veganismo atingiu um pico histórico em janeiro, de acordo com dados do Google Trends, que coincidem com o fim do incêndio florestal australiano que matou e deslocou três bilhões de animais selvagens. A “The Economist” relatou em 2019 que 25% das pessoas entre 25 e 34 anos se declararam veganas ou vegetarianas, enquanto em 2018 apenas 3% da população afirmava isso, de acordo com Gallup. As vendas de carne à base de vegetais dispararam nos primeiros meses da pandemia: a Tofurky, que vende 35 produtos de carne alternativa à base de vegetais, aumentou as vendas em 40% no ano a ano, enquanto as marcas veganas Morningstar Farms e Gardein aumentaram as vendas em 66% e 60% em março e abril, respectivamente, em relação aos mesmos períodos de 2019.
No ano passado, a Apparis fez uma colaboração de jaquetas com a ícone da moda Diane von Furstenberg. Com os novos fundos, a empresa espera fazer parcerias com mais casas de moda tradicionais e expandir as vendas por meio de mídia social. Com lançamentos programados de linhas de tricô, homewear e gênero neutro, a Apparis está buscando seu lugar como marca vegana e cruelty-free para climas mais frios.
“Temos desenvolvido o negócio de forma realmente intensa. Por muito tempo, não nos pagamos pelo trabalho, apenas investimos de volta cada dólar que recebemos”, diz Brick. “Foi uma aventura realmente ótima.”
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