A Acesso Digital anunciou hoje (21) um aporte de R$ 580 milhões liderado por General Atlantic e SoftBank, uma vez que o isolamento social para conter a pandemia da Covid-19 acelerou a demanda por serviços remotos como o de identificação por biometria e assinatura eletrônica prestados pela companhia.
“O aporte vai nos permitir entrar em mercados como de telemedicina, e-commerce e telecomunicações, além de investir na contratação de engenheiros e em aquisições estratégicas”, disse o fundador e presidente da Acesso Digital, Diego Martins, em entrevista por videoconferência.
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Startup criada em 2007, a Acesso Digital há quatro anos tem se dedicado a tecnologias de reconhecimento facial, admissão à distância e assinatura eletrônica, serviços com os quais atende grandes bancos, varejistas como B2W, Carrefour Brasil e Magazine Luiza, entre outros.
Em janeiro, recebeu uma primeira rodada de investimento de R$ 40 milhões da Igah Ventures (ex-e.Bricks Ventures), que precedeu uma guinada da Acesso Digital para crescimento via aquisições. No mês passado, comprou a startup gaúcha de análise de imagens Meerkat.
Mas com o volume de transações da empresa dobrando desde o início da pandemia, o plano de expansão está sendo acelerado, de forma orgânica e via aquisições. Segundo Martins, a companhia tem cerca de 150 vagas em aberto, sobretudo para engenheiros, para reforçar o time atual de 230 funcionários.
Parte do reforço da equipe pode vir da aquisição de rivais menores, em um movimento similar ao de gigantes de tecnologia, um caminho alternativo para enfrentar a dificuldade de atrair talentos no mercado.
Com isso, além de ampliar a base de clientes, a Acesso Digital prevê desenvolver soluções proprietárias mais complexas, como o uso de reconhecimento facial para concluir pagamentos, solução já em piloto em algumas varejistas, e a biometria de íris, tida como próxima geração da biometria.
Avanço em techs
O anúncio mostra também como grandes investidores globais da indústria de venture capital identificarem novos nichos de negócios ligados a tecnologia na América Latina, que ganharam impulso de uma miríade de novos setores durante o isolamento para conter a pandemia, incluindo educação e saúde.
“Vimos a tendência a longo prazo da digitalização ser ainda mais acelerada no momento atual”, afirmou em comunicado Martin Escobari, chefe para a América Latina da General Atlantic, que tem no Brasil investimentos em empresas como XP Inc, Gympass e QuintoAndar.
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Já o SoftBank, que criou em 2019 um fundo de US$ 5 bilhões com foco na América Latina, por meio do qual investiu em empresas como Loggi, Banco Inter, Creditas e VTEX, viu na Acesso Digital com capacidade de escalar suas tecnologias “no ritmo de países concorrentes, como China e Estados Unidos”, afirmou Paulo Passoni, sócio do SoftBank Latin America Fund.
Com o aporte, General Atlantic e SoftBank Latin America Fund assumem uma participação minoritária na Acesso Digital, na qual terão um assento cada uma no conselho de administração.
Martins, que prevê para 2020 faturamento de R$ 150 milhões, mais que o dobro dos R$ 70 milhões no ano passado, já tem no horizonte o próximo passo da Acesso: “Nosso plano é fazer IPO ainda no controle da empresa, no prazo de cinco a sete anos”. (Com Reuters)
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