Uma antiga rivalidade será retomada nesta semana, quando a Sony e a Microsoft voltam a se enfrentar com o lançamento da próxima geração de seus consoles de videogames.
A Sony, cujo PlayStation 5 (PS5) enfrentará o Xbox Series X e Series S da Microsoft, é amplamente vista como saindo na frente para capitalizar a disparada de gastos do consumidor causada pela pandemia, que beneficiou a indústria de US$ 150 bilhões dos videogames.
LEIA MAIS: Amazon anuncia mais 3 centros logísticos no Brasil
A seleção de jogos da empresa japonesa e sua base de fãs mais ampla –a companhia vendeu mais de 100 milhões de PS4s, vencendo a batalha da geração anterior– deve manter sua vantagem sobre sua rival norte-americana, de acordo com especialistas do setor.
“As pessoas que possuem um Xbox tendem a comprar o novo Xbox, enquanto as pessoas que possuem um PlayStation tendem a comprar o novo PlayStation”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities.
Ainda assim, a indústria está passando por uma transformação, e os jogos em nuvem estão em alta, permitindo que os games sejam transmitidos sem um hardware volumoso. Isso pode reduzir as vendas de consoles nos próximos anos, dizem os analistas, uma mudança que pode beneficiar a Microsoft.
Os dois consoles –os primeiros a serem lançados pelas duas empresas em sete anos– são aguardados com ansiedade; o Xbox estará à venda amanhã (10), e o PS5 dois dias depois nos principais mercados, custando cerca de US$ 300 a US$ 500 cada um.
A Sony pode ter vantagem, mas as apostas são altas para a empresa japonesa. Sua unidade de jogos é sua maior fonte de receita; no ano fiscal de 2019, a divisão, que inclui hardware, software e serviços, obteve cerca de 25% de suas vendas totais de cerca de US$ 77 bilhões e quase 30% de seu lucro operacional de US$ 7,9 bilhões.
LEIA TAMBÉM: Startup que produz frango vegetal recebe investimentos de US$ 8 milhões
A Microsoft não detalha resultados de sua divisão de jogos, embora seja uma parte menor de seus negócios do que a Sony. Também não divulga vendas de hardware, mas analistas estimam que o Xbox One teve 50 milhões de unidades vendidas.
Estima-se que cerca de 5 milhões de PS5s sejam vendidos neste ano, contra 3,9 milhões do novo Xbox, de acordo com a empresa de pesquisa de mídia Ampere, com vendas combinadas esperadas para serem maiores do que a geração anterior. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.