O grupo FCA, que tem entre as marcas Fiat e Jeep, anunciou hoje (11) o lançamento de uma empresa de assinatura de veículos no Brasil, em estratégia para capturar clientes que deixaram de ser consumidores de carros, mas que com a pandemia podem estar considerando o transporte particular ante o público.
A Flua!, que tem potencial para competir com grupos já estabelecidos no mercado como Localiza e Unidas, que lançaram recentemente serviços de assinatura de veículos, marca a primeira fez que o grupo FCA entra neste segmento no mundo.
LEIA MAIS: Fiat Chrysler e Engie criarão joint venture de mobilidade elétrica
A FCA vai lançar primeiro um piloto em meados de janeiro em 32 concessionárias de sua rede de mais de 700 pontos de venda no Brasil. As lojas escolhidas estão nos Estados de São Paulo e Paraná. A nova empresa vai atuar apenas com veículos do grupo ítalo-americano e o piloto vai servir para a companhia estimar o tamanho da demanda pelo serviço.
O grupo não informou investimentos na empreitada. O diretor da Flua!, Fábio Siracusa, afirmou em conferência online com jornalistas que o público potencial é “grande e crescente”, mas não deu detalhes ou estimativa de preços do serviço.
Segundo ele, a nova empresa vai atuar em parceria com as concessionárias e com o banco Fidis, também da FCA. As concessionárias que aderirem terão, além de participação nos valores de assinaturas pagas pelos clientes, renda com serviços de manutenção dos veículos da Flua!. Uma vez que o contrato do cliente expira, o veículo pode ser adquirido por ele ou voltar para a revenda na rede concessionária, afirmou.
“Temos grandes expectativas sobre o potencial (da Flua!). Por isso estamos lançando no Brasil, mas vamos adquirir aprendizado a partir do piloto”, disse Siracusa.
Questionado se a nova empresa poderá gerar problemas no relacionamento do grupo automotivo com as empresas de aluguel de veículos, grandes clientes das montadoras no país, Siracusa afirmou que não espera “nenhum tipo de problema” pois as empresas “trabalham com locação de curto prazo e atuam com gestão de frota para empresas. Este produto de carro por assinatura está fora deste escopo”.
VEJA TAMBÉM: Fiat e Peugeot revelam logotipo da Stellantis
O executivo afirmou que os carros do serviço da Flua! não ficarão no estoque das concessionárias, por isso não vão gerar custos financeiros a eles. A empresa vai contratar a produção do veículo assinado pelo cliente diretamente com a fábrica, que vai garantir espaços na linha de montagem para os carros da Flua!.
Os contratos a serem ofertados pela empresa serão de 12, 24 ou 36 meses, com franquias de 1 mil, 2 mil ou 3 mil quilômetros para rodar por mês. “O produto foi desenhado para atender perfis de clientes que já não têm apego pelo carro e já não visitavam nossos showrooms. É desenhado para trazer novos clientes aos showrooms”, afirmou o executivo, acrescentando que a FCA “não poupou investimento neste produto”. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.