Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / A empreendedora que quer mudar a maneira de comprar flores online

A empreendedora que quer mudar a maneira de comprar flores online

Lançada durante a pandemia, a Floracracy oferece arranjos personalizados com base em dados dos clientes

Sharon Goldman
05/01/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Scott P Yates/Rockford Registar Star
Scott P Yates/Rockford Registar Star

A empreendedora Sarah-Eva Marchese batizou sua filha de Delphine em homenagem a uma de suas flores favoritas, o delphinium

Quando a filha de Sarah-Eva Marchese nasceu, há quase um ano, ela a batizou de Delphine –em homenagem a uma de suas flores favoritas, o delphinium, conhecido por seus cachos coloridos e vistosos em tons de azul, rosa, branco e roxo.

Na época, ela não imaginava que uma pandemia, que causou tanto sofrimento em todo o mundo, a faria lutar para não perder a alegria, uma emoção que as flores delphinium representam.

LEIA MAIS: Com a Casa PretaHub, Adriana Barbosa reinventa o fomento ao empreendedorismo negro na era digital

Mas a alegria voltou a aparecer em outubro, quando a startup de tecnologia de e-commerce de Marchese, a Floracracy, que visa inovar a indústria de flores oferecendo arranjos online, foi lançada com financiamento inicial de US$ 1,02 milhão –com apoio de John Higginson, ex-CTO da empresa de entrega de flores FTD e agora CTO do Groupon.

“Sinto-me grata após uma longa jornada para arrecadar dinheiro, quando achei que não me encaixava no modelo de uma indústria tecnológica”, diz Marchese, que se inspirou para o seu negócio atual há oito anos, quando trabalhou como especialista em perfis de terroristas e aprendeu a desenvolver softwares. Seu casamento e o funeral de sua avó foram experiências que inspiraram ainda mais a possibilidade de criar um sistema de delivery de flores.“Tivemos que atrasar nosso lançamento, então alcançar esse marco em um momento tão desafiador para tantos me enche de gratidão”, diz ela.

Resolvendo um desafio floral de bilhões de dólares

Encomendar flores online sempre foi um processo desajeitado e desatualizado, no qual os clientes escolhem arranjos pré-fabricados que não têm garantia de entrega, normalmente por floristas locais, conforme aparecem nos sites.

“O modelo da indústria não mudou muito desde que a rede global foi construída para serviços de telégrafo”, diz Marchese. “Parece desatualizado, com empresas usando tecnologia antiga dos anos 1980.”

Em um comunicado vinculado ao lançamento da Floracracy, Higginson, CTO do Groupon, disse que nem mesmo as empresas florais de um bilhão de dólares são capazes de fornecer o que a Floracracy faz: mostrar aos clientes como serão os arranjos florais de modo real. Mas Marchese destaca que sua visão também era criar um processo de pedido por meio de um software de dados que gerasse seleções com base nas preferências dos clientes diante de milhares de arranjos selecionados.

“Eu queria permitir que os clientes selecionassem a forma, o estilo, as flores e a cor desejados. Uma compra que se traduzisse em uma linguagem emocional”, diz ela. “Toda a experiência de compra de flores online se tornou uma mercadoria e eu queria criar uma experiência memorável.”

VEJA TAMBÉM: As 5 habilidades que todo empreendedor de sucesso aprende na infância

Cada arranjo Floracracy é personalizado por meio de um processo de design guiado com base no contexto do cliente –por exemplo, um arranjo clássico pode incluir folhagens e flores mais pesadas, como rosas e tulipas, enquanto um minimalista pode ter uma forma estruturada e sem folhagem. Os preparativos incluem uma carta personalizada escrita com o apoio de contadores de histórias profissionais, bem como informações sobre as flores escolhidas a dedo para o destinatário. As flores são enviadas em caixas especiais resfriadas à temperatura ideal.

Como era de se esperar, as flores têm um preço: “Tento ser transparente, dizendo que é um produto premium”, diz Marchese. “Entregar arranjos bonitos e personalizados com este nível de qualidade é mais caro, mas eu acho que, para as pessoas que tiveram experiências negativas comprando flores online no passado, vale cada centavo.”

Reprodução/Forbes

“Eu queria permitir que os clientes selecionassem a forma, o estilo, as flores e a cor desejados”, diz a empreendedora

Descobrindo padrões de dados

Uma virada para a Floracracy, sediada em Rockford, Illinois, foi ser aceita em 2017 pela Chicago Innovations Women’s Mentoring Co-op e, em 2018, pela 1871’s WiSTEM, um programa acelerador de 12 semanas em Chicago voltado para mulheres fundadoras de tecnologia.

“Peguei todas as referências e acompanhei todas as oportunidades de networking que recebi nesses programas”, diz Marchese. Quando foi apresentada a Higginson, ela obteve a validação de que precisava: “Ele ficou impressionado e disse que, por sua experiência no FTD, tudo o que estávamos tentando fazer era promissor”.

Formada em segurança internacional pela St. Andrews University e com mestrado em estudos de guerra pela University of London, Marchese havia trabalhado anteriormente para uma agência de inteligência privada e na área de vendas. Seu treinamento em coleta e rastreamento de dados se tornou a base para o desenvolvimento do software da Floracracy. “Aprendi como tentar encontrar padrões onde parecia não haver nenhum”, diz ela.

Agora, a empresa está trabalhando para desenvolver seu software e incorporar inteligência artificial, ela acrescenta: “Estamos pegando os algoritmos originais que criei e perguntando: como podemos utilizar IA para aprender com os consumidores e construir dados sobre tendências em tempo real?”.

Com a rodada de financiamento inicial, a empresa agora pode oferecer entrega gratuita durante a noite em 48 estados dos Estados Unidos, algo que Marchese espera que inspire os usuários a experimentar o serviço durante a pandemia, quando as pessoas precisam se conectar mais do que nunca.

E MAIS: A história da sorveteria de bairro em Minas que virou franquia milionária

No que diz respeito aos esforços incessantes da Floracracy para desenvolver digitalmente a indústria floral, Marchese diz que planeja perseverar –uma característica frequentemente ligada a uma de suas outras flores favoritas, o lilás.

“Ela também tem um perfume que perdura e adoro o simbolismo de criar memórias duradouras por meio das flores”, diz ela. “Isso é exatamente o que estamos tentando fazer por meio de nossa tecnologia”, finaliza.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • empreendedora

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

  • Embrapa Gera Lucro Social de R$ 107,24 Bilhões em 2024

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

  • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.