Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 10 marcas mais amadas pelos consumidores brasileiros em 2020

10 marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020

Pesquisa avaliou empresas de oito categorias

Beatriz Mirelle
02/02/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Krisanapong Detraphiphat/Getty Images
Krisanapong Detraphiphat/Getty Images

Redes sociais e serviços de streaming estabeleceram maior conexão emocional com o público

Uma empresa bem consolidada no mercado deve explorar sua identidade aspiracional, propósito, envolvimento e preocupação ambiental, entre outras qualidades que aproximam cada vez mais o consumidor do produto ou serviço por ela oferecido. Ao levar em consideração esses atributos, uma pesquisa realizada pela eCGlobal, uma plataforma de pesquisa de mercado, listou as marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020.

As avaliações foram feitas com base em um indicador próprio da companhia, o Net Love Score (NLS). Ele foi criado em 2019 com o objetivo de medir a conexão emocional das organizações com o público. Com pontuações que vão de -100 a 200, os 2.144 entrevistados analisaram 35 categorias, divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia. Além de determinar o campeão em cada uma dessas categorias, a pesquisa fez um ranking geral.

LEIA MAIS: Marcelo Ferreira, do delivery a trader milionário

Por conta da pandemia, os dados neste segundo ano de pesquisa foram coletados de maneira online. A maioria do perfil dos integrantes é da classe B (59%), sendo boa parte mulheres (58%). O recorte etário variou entre adultos de 20 a 34 anos (36%) e de 35 a 54 anos (36%). Além disso, jovens de 18 a 19 anos compuseram 25% das entrevistas, que foram feitas entre abril e junho de 2020.

Segundo o levantamento, o isolamento social fez com que muitas marcas se destacassem. Neste momento, alguns setores foram mais solicitados, permitindo mudanças graduais e positivas nos resultados em comparação a 2019. As categorias com os maiores impulsos foram redes sociais, bandeiras de cartão de crédito e celulares.

Veja, na galeria de imagens a seguir, as 10 marcas mais amadas pelos consumidores de acordo com o ranking consolidado da eCGlobal:

  • 1. WhatsApp

Nota em 2020: 90,5
Nota em 2019: 87
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia - Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar)
    NurPhoto/Getty Images

    1. WhatsApp

    Nota em 2020: 90,5
    Nota em 2019: 87
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar)

  • 2. Netflix

Nota em 2020: 88,3
Nota em 2019: 68,3
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Serviços de Streaming
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Spotify (2º lugar) e Amazon Prime Video (3º lugar)
    NurPhoto/Getty Images

    2. Netflix

    Nota em 2020: 88,3
    Nota em 2019: 68,3
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Nova Economia – Serviços de Streaming
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Spotify (2º lugar) e Amazon Prime Video (3º lugar)

  • 3. YouTube

Nota em 2020: 79
Nota em 2019: 53
Posição em 2019: 2º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: WhatsApp (1º lugar) e Instagram (3º lugar)
    SOPA images/Getty Images

    3. YouTube

    Nota em 2020: 79
    Nota em 2019: 53
    Posição em 2019: 2º
    Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: WhatsApp (1º lugar) e Instagram (3º lugar)

  • 4. Coca-Cola

Nota em 2020: 71,9
Nota em 2019: 65
Posição em 2019: 1°
Categoria: FMCG - Bebidas - Refrigerantes
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Guaraná Antártica (2° lugar) e Pepsi Co (3° lugar)
    SOPA Images//Getty Images

    4. Coca-Cola

    Nota em 2020: 71,9
    Nota em 2019: 65
    Posição em 2019: 1°
    Categoria: FMCG – Bebidas – Refrigerantes
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Guaraná Antártica (2° lugar) e Pepsi Co (3° lugar)

  • Anúncio publicitário
  • 5. Mastercard

Nota em 2020: 71
Nota em 2019: 33,5
Posição em 2019: 2º
Categoria: Finanças - Bandeiras de Cartão de Crédito
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Visa (2º lugar) e Elo (3º lugar)
    SOPA Images/Getty Images

    5. Mastercard

    Nota em 2020: 71
    Nota em 2019: 33,5
    Posição em 2019: 2º
    Categoria: Finanças – Bandeiras de Cartão de Crédito
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Visa (2º lugar) e Elo (3º lugar)

  • 10º - Sadia 

Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
    Reprodução/Facebook/Sadia

    10º – Sadia

    Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.

  • 7. Uber

Nota em 2020: 61,9
Nota em 2019: 32,8
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia - Aplicativos de Mobilidade
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: 99 (2º lugar) e Cabify (3º lugar)
    SOPA Images/Getty Images

    7. Uber

    Nota em 2020: 61,9
    Nota em 2019: 32,8
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Nova Economia – Aplicativos de Mobilidade
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: 99 (2º lugar) e Cabify (3º lugar)

  • 8. Samsung

Nota em 2020: 58,9
Nota em 2019: 39,7
Posição em 2019: 1º
Categoria: Eletrônicos e Eletrodomésticos - Celulares
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Apple (2º lugar) e Motorola (3º lugar)
    SOPA Images/Getty Images

    8. Samsung

    Nota em 2020: 58,9
    Nota em 2019: 39,7
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Eletrônicos e Eletrodomésticos – Celulares
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Apple (2º lugar) e Motorola (3º lugar)

  • 9. Nubank

Nota em 2020: 56,5
Nota em 2019: 18,9
Posição em 2019: 1º
Categoria: Finanças - Bancos Digitais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Banco Inter (2º lugar) e Banco Original (3º lugar)
    SOPA Images/Getty Images

    9. Nubank

    Nota em 2020: 56,5
    Nota em 2019: 18,9
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Finanças – Bancos Digitais
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Banco Inter (2º lugar) e Banco Original (3º lugar)

  • 10. O Boticário

Nota em 2020: 56
Nota em 2019: 38,5
Posição em 2019: 1°
Categoria: Fashion & Beleza - Cosméticos
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Natura (2° lugar) e Avon (3° lugar)
    Divulgação/O Boticário

    10. O Boticário

    Nota em 2020: 56
    Nota em 2019: 38,5
    Posição em 2019: 1°
    Categoria: Fashion & Beleza – Cosméticos
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Natura (2° lugar) e Avon (3° lugar)

    NurPhoto/Getty Images

    1. WhatsApp

    Nota em 2020: 90,5
    Nota em 2019: 87
    Posição em 2019: 1º
    Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
    Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar)

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

    Tópicos

    • FORBES

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • gado monitorado por IA
      Forbes Agro

      Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

    Últimas Notícias

    • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

      Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

    • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

      Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

    • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

      Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

    • Consumo de Milho para Etanol no Brasil Pode Mais Que Dobrar em Breve

    • Ação da JBS Cai Após Empresa Defender Proposta de Dupla Listagem

    • Sinner, Líder do Tênis Mundial, Recebe Confissão Esportiva do Papa Leão

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.