Uma empresa bem consolidada no mercado deve explorar sua identidade aspiracional, propósito, envolvimento e preocupação ambiental, entre outras qualidades que aproximam cada vez mais o consumidor do produto ou serviço por ela oferecido. Ao levar em consideração esses atributos, uma pesquisa realizada pela eCGlobal, uma plataforma de pesquisa de mercado, listou as marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020.
As avaliações foram feitas com base em um indicador próprio da companhia, o Net Love Score (NLS). Ele foi criado em 2019 com o objetivo de medir a conexão emocional das organizações com o público. Com pontuações que vão de -100 a 200, os 2.144 entrevistados analisaram 35 categorias, divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia. Além de determinar o campeão em cada uma dessas categorias, a pesquisa fez um ranking geral.
LEIA MAIS: Marcelo Ferreira, do delivery a trader milionário
Por conta da pandemia, os dados neste segundo ano de pesquisa foram coletados de maneira online. A maioria do perfil dos integrantes é da classe B (59%), sendo boa parte mulheres (58%). O recorte etário variou entre adultos de 20 a 34 anos (36%) e de 35 a 54 anos (36%). Além disso, jovens de 18 a 19 anos compuseram 25% das entrevistas, que foram feitas entre abril e junho de 2020.
Segundo o levantamento, o isolamento social fez com que muitas marcas se destacassem. Neste momento, alguns setores foram mais solicitados, permitindo mudanças graduais e positivas nos resultados em comparação a 2019. As categorias com os maiores impulsos foram redes sociais, bandeiras de cartão de crédito e celulares.
Veja, na galeria de imagens a seguir, as 10 marcas mais amadas pelos consumidores de acordo com o ranking consolidado da eCGlobal:
-
NurPhoto/Getty Images 1. WhatsApp
Nota em 2020: 90,5
Nota em 2019: 87
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar) -
NurPhoto/Getty Images 2. Netflix
Nota em 2020: 88,3
Nota em 2019: 68,3
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Serviços de Streaming
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Spotify (2º lugar) e Amazon Prime Video (3º lugar) -
SOPA images/Getty Images 3. YouTube
Nota em 2020: 79
Nota em 2019: 53
Posição em 2019: 2º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: WhatsApp (1º lugar) e Instagram (3º lugar) -
SOPA Images//Getty Images 4. Coca-Cola
Nota em 2020: 71,9
Nota em 2019: 65
Posição em 2019: 1°
Categoria: FMCG – Bebidas – Refrigerantes
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Guaraná Antártica (2° lugar) e Pepsi Co (3° lugar) -
Anúncio publicitário -
SOPA Images/Getty Images 5. Mastercard
Nota em 2020: 71
Nota em 2019: 33,5
Posição em 2019: 2º
Categoria: Finanças – Bandeiras de Cartão de Crédito
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Visa (2º lugar) e Elo (3º lugar) -
Reprodução/Facebook/Sadia 10º – Sadia
Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
-
SOPA Images/Getty Images 7. Uber
Nota em 2020: 61,9
Nota em 2019: 32,8
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Aplicativos de Mobilidade
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: 99 (2º lugar) e Cabify (3º lugar) -
SOPA Images/Getty Images 8. Samsung
Nota em 2020: 58,9
Nota em 2019: 39,7
Posição em 2019: 1º
Categoria: Eletrônicos e Eletrodomésticos – Celulares
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Apple (2º lugar) e Motorola (3º lugar) -
SOPA Images/Getty Images 9. Nubank
Nota em 2020: 56,5
Nota em 2019: 18,9
Posição em 2019: 1º
Categoria: Finanças – Bancos Digitais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Banco Inter (2º lugar) e Banco Original (3º lugar) -
Divulgação/O Boticário 10. O Boticário
Nota em 2020: 56
Nota em 2019: 38,5
Posição em 2019: 1°
Categoria: Fashion & Beleza – Cosméticos
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Natura (2° lugar) e Avon (3° lugar)
1. WhatsApp
Nota em 2020: 90,5
Nota em 2019: 87
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.