Os estoques no atacado nos Estados Unidos aumentaram em dezembro mais do que o estimado inicialmente, mesmo com a aceleração das vendas, mostraram dados do governo hoje (10).
O Departamento de Comércio informou que os estoques no atacado aumentaram 0,3% em dezembro, em vez de subirem 0,1%, conforme informado no mês passado. Os estoques nos atacadistas permaneceram inalterados em novembro. O componente dos estoques no atacado que compõe o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,7% em dezembro.
Os estoques caíram 1,6% em dezembro frente a um ano antes.
A economia cresceu a uma taxa anualizada de 4,0% no quarto trimestre, após um ritmo histórico de expansão de 33,4% no terceiro trimestre. Os estoques contribuíram para o crescimento do PIB por dois trimestres consecutivos.
As empresas estão reabastecendo os estoques depois que eles foram consumidos ainda no início da pandemia. Isso ajudou a sustentar o setor manufatureiro, compensando a desaceleração dos gastos do consumidor.
Os estoques no atacado de veículos automotores e peças caíram 3,3%.
As vendas no atacado aumentaram 1,2% em dezembro, após alta de 0,3% em novembro. No ritmo de vendas de dezembro, os atacadistas levariam 1,29 mês para limpar as prateleiras, ante 1,31 mês em novembro. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.