O BIB (Banco Industrial do Brasil) e a Ecoagro, empresa que estrutura operações financeiras, anunciaram hoje (18) o encerramento de mais uma emissão de CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originários no campo. A operação de R$ 65 milhões ocorreu com a Cooperativa Cotribá, com sede em Ibirubá (RS).
A captação servirá para financiar a compra de insumos agropecuários a 129 produtores. A cooperativa é uma das mais antigas do país, com 110 anos de fundação. “Temos orgulho de aliar a tradição e credibilidade da nossa história ao espírito inovador e tecnológico de nossa equipe, que buscou viabilizar esta operação inédita no cooperativismo gaúcho para beneficiar os produtores associados” Celso Krug, presidente da Cotribá.
LEIA TAMBÉM: EXCLUSIVO: Jato avaliado em US$ 9 milhões chega ao Brasil com foco no agronegócio
A Cotribá está em 24 municípios, possui cerca de 8 mil cooperados e serve 25 mil clientes com seus produtos. Além de grãos, insumos e sementes, atua em áreas como casas veterinárias, farmácias, postos de combustível e supermercados. Todo processo de formalização, emissão e registro na B3 das CPRFs deu-se no ambiente digital da Agromatic, uma loja de mercado. A utilização da tecnologia permitiu o acesso de pequenos e médios produtores ao crédito.
“A securitização tem contribuído para a democratização do crédito, fortalecendo a relação entre o Mercado de Capitais e o sistema Cooperativo de produção.” Moacir Teixeira, sócio fundador da Ecoagro. Os CRAs, a 86ª emissão da Ecoagro, possuem prazo de três anos e são lastreados por CPRFs (Cédulas de Produto Rural Financeira), emitidas pelos produtores rurais cooperados. A distribuição e a coordenação foram realizadas pelo BIB.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.