Por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) – A empresa chinesa de sementes LongPing High-Tech está preparando o lançamento comercial de uma nova semente de sorgo destinada a agricultores brasileiros para janeiro, disse o presidente-executivo do Brasil, Aldenir Sgarbossa, em entrevista à Reuters nesta segunda-feira.
A empresa, que se concentra principalmente em sementes de milho, também está trabalhando para adaptar uma semente de soja chinesa às condições brasileiras, que poderá ser lançada na safra 2025/26, disse o executivo.
Os planos da LongPing para o mercado brasileiro, onde vende produtos sob as marcas Morgan e Forseed, significam uma concorrência mais acirrada para rivais como Bayer e Corteva.
No futuro, o milho será a plataforma de sementes número um da LongPing, a soja em segundo e o sorgo em terceiro, disse Sgarbossa.
A unidade brasileira da empresa já supervisiona suas operações internacionais nos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Chile, entre outras, disse ele.
Na semana passada, a LongPing anunciou investimentos de cerca de 500 milhões de reais para aumentar sua presença no Brasil.