Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Frio traz risco de geadas menos abrangentes a lavouras; nova massa polar preocupa

Frio traz risco de geadas menos abrangentes a lavouras; nova massa polar preocupa

Forbes
17/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

SÃO PAULO (Reuters) – A massa de ar polar avançou sobre o Brasil e na quarta-feira traz um frio ainda intenso, mas um pouco menos do que havia sido previsto, aliviando preocupações com geadas mais severas e abrangentes, assim como aconteceu nesta terça-feira, segundo algumas agências meteorológicas.

“Entre simulações que indicaram menos e mais frio com geadas, prevaleceu as que indicaram menos frio e geadas”, disse a Somar Meteorologia.

“Seguindo a lógica, ainda há previsão de geadas em áreas do norte do Paraná, Mogiana, sul de Minas Gerais e Cerrado na quarta, quinta e eventualmente na sexta-feira, mas não de forma tão abrangente”, afirmou a Somar, citando áreas de café.

Segundo boletim na manhã de terça-feira da Rural Clima, que não havia recebido reportes de eventuais geadas na última madrugada, a passagem de um ciclone no Rio Grande do Sul e Santa Catarina também deve trazer mais nebulosidade, evitando uma queda maior das temperaturas nos próximos dias.

Para o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, entre quarta e quinta-feira seguem os riscos de geadas pontuais em algumas áreas agrícolas.

“Como estamos vendo neste momento, tem uma cobertura de nuvens por conta da passagem do ciclone, e as temperaturas não caem tanto… isso atenua um pouco a queda das temperaturas…”, disse o agrometeorologista.

Segundo a Climatempo, na quinta-feira, embora as simulações mostrem o espalhamento do frio com potencial para geadas também no Triângulo Mineiro e Cerrado (áreas produtora de café), há previsão de nuvens na madrugada, fazendo com que o fenômeno aconteça de forma mais pulverizada, e não seja tão abrangente.

Há, ainda, riscos para a formação de geadas no Paraná, Alta Paulista, Mogiana e sul de Minas Gerais na quarta-feira, acrescentou a Climatempo.

NOVA MASSA

“A partir de sexta-feira o tempo abre completamente”, disse Santos, da Rural Clima, citando eventuais maiores riscos com geadas, até pela chegada de uma nova massa de ar polar ao país no final de semana, que poderia ser mais severa do que a atual para áreas de milho, café e cana, entre outras.

“Esta daqui (a nova massa polar) me traz mais preocupações do que a desta semana, tem uma onda de frio maior do que esta, vai levar a uma queda monumental nas temperaturas no final de semana”, disse ele.

Com relação ao ciclone, ele disse que a região leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderá ter nas próximas 24 horas fortes rajadas de vento, com velocidade acima de 90 km/h.

(Por Roberto Samora e Marcelo Teixeira)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • commods
  • frio
  • grãos

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.