Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Lucro da M. Dias salta 152% no 1º tri, com aumentos de preço e volume

Lucro da M. Dias salta 152% no 1º tri, com aumentos de preço e volume

Forbes
13/05/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – A fabricante de biscoitos e massas M. Dias Branco informou nesta sexta-feira que teve lucro líquido de 37,8 milhões de reais no primeiro trimestre, alta de 152% ante igual período de 2021, com avanço nos preços e vendas.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) atingiu 88,9 milhões de reais, um avanço de 87,6% no ano a ano. A margem Ebitda da companhia cresceu 1,5 ponto percentual, para 4,7%.

“O aumento do Ebitda e da margem deve-se ao crescimento das vendas, com aumento de preço médio e crescimento dos volumes”, disse à Reuters o diretor de novos negócios e relações com investidores da empresa, Fabio Cefaly.

Ele disse que a companhia já havia repassado o aumento nos custos de produção, principalmente do trigo, mas a concorrência ainda não havia acompanhado, o que afetou os volumes vendidos.

“Agora, este trimestre confirmou a leitura de que em algum momento a concorrência iria ajustar os preços também, e assim recuperamos volumes… Esse equilíbrio entre volume e preço é muito favorável para a empresa”, acrescentou.

A receita líquida da companhia alcançou 1,89 bilhão de reais no trimestre, avanço de 26,8% no comparativo anual.

Os volumes de vendas cresceram 5,4%, a 375,5 mil toneladas, e o preço médio foi 20,3% maior, a 5 reais por quilo. O segmento de biscoitos foi o que mais aumentou em vendas, com ganho de 10,9% de janeiro a março, para 107,6 mil toneladas.

Cefaly disse que a demanda está normalizada, após picos causados pelo auxílio emergencial entre 2020 e 2021, em função da pandemia. O melhor cenário foi verificado em março e a expectativa é que ele se replique ao longo deste ano.

Do ponto de vista de custos, o executivo ressaltou que o resultado do trimestre ainda não contempla os efeitos da guerra na Ucrânia sobre as cotações do trigo, pois a companhia costuma carregar um estoque de pelo menos quatro meses.

No entanto, as compras de matéria-prima mais recentes já contam com esse impacto, visto que a Rússia é um dos maiores fornecedores globais do cereal.

“Teremos aumento de custos? Teremos. Podemos ter ajuste nos preços (de produtos da M. Dias) nos próximos meses? A resposta é sim, mas os ajustes estão sendo feitos de forma gradual”, disse.

“Como temos bastante espaço para armazenar, a gente aproveita para ir aos poucos recompondo o estoque.”

Ele disse que o trigo spot fechou o ano passado cotado em 300 dólares por tonelada, e atualmente já superou 400 dólares.

Além do cereal nacional, cuja safra está sendo plantada, a empresa trabalha com trigo de Argentina, Estados Unidos e Canadá, não sendo diretamente afetada pela falta do cereal de Rússia ou Ucrânia.

“Olhando globalmente, não vemos nesse momento uma questão de desabastecimento, mas os custos estarão maiores”, enfatizou.

Soma-se a isso o movimento de exportação de trigo brasileiro neste ano, após bons volumes colhidos na temporada passada e cotações internacionais atrativas, o onerou os preços locais.

(Por Nayara Figueiredo)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • balan
  • commods
  • o

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.