Quando a rainha Elizabeth 2ª morreu nesta tarde, a coroa foi imediatamente passada para seu filho mais velho e herdeiro, Charles, de 73 anos, como parte do sistema de monarquia constitucional do Reino Unido. A Clarence House confirmou que o novo monarca do Reino Unido será conhecido como rei Charles 3º.
Charles agora é rei, disse o Palácio de Buckingham em comunicado anunciando a morte de Elizabeth, embora uma coroação – tradicionalmente realizada em Abadia de Westminster – será planejada mais tarde para coroar oficialmente o novo rei (a esposa de Charles, Camilla, agora é a rainha consorte, de acordo com o palácio).
O primeiro na linha de sucessão ao trono é agora o filho mais velho de Charles, o príncipe William, que regularmente faz aparições públicas em nome da coroa junto com sua esposa Kate.
Leia mais: Operação London Bridge: o que acontece após a morte da rainha
Em segundo lugar está o filho de 9 anos de William, príncipe George, que é um estudante do ensino fundamental começando a participar de mais compromissos com seus pais, tendo feito sua estreia em Wimbledon este ano, uma tradição real. Depois de George, estão na linha de sucessão seus dois irmãos mais novos, a princesa Charlotte, de 7 anos, e o príncipe Louis, de 4 anos.
O príncipe Harry, de 37 anos, irmão mais novo de William e segundo filho de Charles com a princesa Diana, é agora o quinto na linha sucessória. Os próximos na fila são o filho e a filha de Harry com sua esposa americana Meghan Markle, Archie e Lillibet Mountbatten-Windsor, que residem na Califórnia depois que Harry e Meghan deixaram o cargo de membros da realeza sênior em 2020.
Depois dos filhos e netos de Charles, o próximo na linha é o segundo filho de Elizabeth, o príncipe Andrew, que se afastou dos deveres reais em 2019 em meio à indignação pública por sua amizade com o financista desonrado Jeffrey Epstein (em fevereiro, ele fez um acordo em um processo de abuso sexual com um dos acusadores de Epstein por uma quantia não revelada).
Elizabeth morreu hoje no Castelo de Balmoral, sua residência privada na Escócia, depois que o Palácio de Buckingham anunciou no início do dia que ela havia sido colocada sob supervisão médica por preocupação com sua saúde.
Membros da família real, incluindo William, Andrew e o terceiro filho de Elizabeth, Edward, e sua esposa Sophie foram fotografados chegando à Escócia para ficar com a rainha. A notícia vem depois que Elizabeth, de 96 anos, sofreu problemas de saúde no ano passado.
Embora o soberano do Reino Unido seja o chefe de estado oficial, ele não desempenha mais um papel político ou executivo no governo britânico. Em vez disso, reis e rainhas assumem deveres constitucionais e representativos durante todo o ano com o apoio de sua família imediata, de acordo com o Palácio de Buckingham.
Charles assumiu alguns dos deveres reais de sua mãe nos últimos anos. No início deste ano, Elizabeth indicou que gostaria que a segunda esposa de Charles, Camilla, se tornasse rainha consorte em vez de princesa consorte – um movimento amplamente visto como o endosso de Elizabeth ao casal após seus muitos anos difíceis aos olhos do público.
-
Reprodução/Forbes Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação em junho de 1953.
-
Reprodução/Forbes A rainha e o duque caminham pelas ruas das Bermudas, Hamilton, em novembro de 1955.
-
Reprodução/Forbes A rainha na Nigéria durante sua turnê pela Commonwealth em fevereiro de 1956.
-
Reprodução/Forbes A rainha fala com o presidente dos EUA, John F. Kennedy, enquanto Jackie Kennedy conversa com o duque no Palácio de Buckingham em junho de 1961
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes A rainha aperta a mão do ator britânico Peter O’Toole na estreia de Lawrence da Arábia em Londres em 1962.
-
Reprodução/Forbes A rainha visita um mercado durante uma turnê real de Hong Kong em 1975
-
Reprodução/Forbes A rainha faz um discurso durante sua visita à Nova Zelândia em 1977
-
Reprodução/Forbes A rainha em um jogo de polo com o comandante da cavalaria doméstica, coronel William Gerard Leigh, no Guards Polo Club, em Berkshire, em junho de 1981.
-
Reprodução/Forbes A rainha anda de canoa em Tuvalu durante sua viagem oficial ao Pacífico Sul em 1982.
-
Reprodução/Forbes A rainha discursa em uma sessão conjunta do Congresso na Câmara da Câmara em maio de 1991
-
Reprodução/Forbes A rainha com o presidente sul-africano Nelson Mandela durante sua visita de Estado à Grã-Bretanha em 1996
-
Reprodução/Forbes A rainha recebe um disco de hóquei de Markus Naslund, capitão do Vancouver Canucks, depois que ela deixou cair o disco em um jogo de pré-temporada em Vancouver, British Columbia, durante sua turnê “Canada Golden Jubilee” em outubro de 2002
-
Reprodução/Forbes A rainha no casamento do príncipe William e Catherine Middleton na Abadia de Westminster em 29 de abril de 2011, em Londres.
-
Reprodução/Forbes A rainha Elizabeth II participa de seu desfile anual de aniversário com membros da família real em 13 de junho de 2015, em Londres.
-
Reprodução/Forbes Rainha Elizabeth II no funeral do príncipe Philip, duque de Edimburgo, no Castelo de Windsor, em 17 de abril de 2021.
-
Reprodução/Forbes A rainha Elizabeth II recebe flores de uma criança que participa de uma recepção para comemorar o início do Jubileu de Platina em Sandringham House em 5 de fevereiro de 2022.
Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação em junho de 1953.