O Grupo Muffato anunciou hoje (26) a compra de 16 lojas e de 11 postos de combustível da rede atacadista Makro, que pertence ao grupo holandês SHV.
Com a aquisição, o paranaense Muffato poderá expandir sua atuação no varejo alimentar para a capital paulista e ampliar sua operação no interior do estado. Três dos imóveis ficam na capital, três ficam na Grande São Paulo e os dez restantes ficam no interior. Oito imóveis que pertencem ao Makro não foram adquiridos e seguem com os holandeses.
O acordo está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O valor da aquisição não foi revelado.
“Fomos contatados pelo Grupo Muffato, que identificou imóveis e ativos extremamente valiosos para o desenvolvimento de seu próprio negócio de varejo no país, e fez uma oferta por tais imóveis e ativos. Assim, o Makro Brasil decidiu seguir com a venda”, Antero Filippo, CEO do Makro Brasil.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“Com esta aquisição, avançamos em direção ao maior mercado consumidor do país”, Ederson Muffato, diretor do Grupo.
Não é a primeira vez que o Muffato tenta comprar o Makro para aumentar sua presença em São Paulo. No fim do ano passado houve negociações, mas o valor pedido pelo Makro na ocasião, cerca de R$ 1,5 bilhão, acabou impedindo os negócios.
Agora, com a aquisição de parte das operações, a avaliação é que o grupo paranaense poderá aumentar seu faturamento e, eventualmente, adquirir o restante das operações do Makro.
A compra é mais um dos diversos movimentos de saída de operadores internacionais do varejo brasileiro. O maior caso até agora foi do Walmart, que vendeu seus negócios no Brasil para a empresa de private equity Advent, em 2018. Rebatizada de Big, a rede foi revendida para o Carrefour em 2021.