Bom dia! Hoje é segunda-feira, 17 de abril
Cenários
A semana começa com muita expectativa com relação ao pronunciamento da presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, que deve tratar das perspectivas para a inflação e para os juros na Zona do Euro.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Durante os últimos dias houve um momento de alívio no mercado devido à baixa da inflação no BRasil e nos Estados Unidos, que permitiu esperar uma indicação do fim do ciclo de alta dos juros pelos bancos centrais. Porém, na sexta-feira (14), um dos governadores do Fomc (Federal Open Market Committee), Christopher Waller, disse que apesar de um ano de “aumentos agressivos” dos juros nos Estados Unidos, o banco central americano “não havia feito muito progresso” em trazer a inflação americana de volta à meta de 2% ao ano. “Métricas importantes de inflação andaram de lado, sem nenhum movimento aparente de queda”, disse ele.
Waller é considerado um “pombo” (ou seja, um economista mais tolerante com a inflação). Esses comentários mostram que as autoridades monetárias americanas seguem preocupadas com os preços, o que diminui a probabilidade de que os juros comecem a baixar logo.
Indicadores
– Brasil
Relatório Focus
IGP-10 / Abr
Observado: -0,46%
Estimativa: ND
Anterior: 0,10%
IBC-Br / Jan
Estimativa: -0,15%
Anterior: 0,29%
– Estados Unidos
Índice Empire State / Abr
Estimativa: -18,00
Anterior: -24,60