Entre os diversos assuntos abordados em bares, a aposentadoria raramente é discutida pelos jovens. No entanto, é fundamental que os mais novos compreendam a importância de poupar dinheiro para o futuro. De acordo com o relatório do Goldman Sachs 2022, quanto mais jovem a geração, menor é a probabilidade de se sentir “atrasada” em relação à poupança para a aposentadoria.
Para especialistas, isso não significa excesso de confiança entre as gerações mais jovens, mas sim que a aposentadoria está além de seu horizonte de percepção.
Além disso, o cenário no qual os jovens iniciaram suas vidas financeiras não foi nada fácil. Grande parte deles entraram no mercado de trabalho após a Grande Recessão em 2008 e alguns sofreram o impacto financeiro da pandemia, da alta inflação, do alto custo da casa própria e dos custos do ensino superior. Portanto, esses ventos contrários podem ter contribuído para a sensação de que o que era possível não é mais, criando a sensação de que a aposentadoria não é mais realidade.
“É difícil ter metas realistas sobre algo em que é difícil até mesmo pensar, porque está muito distante. Expectativas e metas irrealistas podem ser duas coisas diferentes, e precisamos educar os jovens sobre como separar as duas coisas e trabalhar em prol de seu futuro”, diz Lawrence Sprung, autor de Financial Planning Made Personal (Planejamento Financeiro Personalizado) da Mitlin Financial.
Para o CEO da The Haney Company, Brian Haney, os jovens tendem a superestimar seu potencial de retorno e subestimar o valor que precisam reservar para sua velhice.
“Para nos aproximarmos da realidade precisamos oferecer mais oportunidades para que os jovens aprendam sobre o dinheiro. A educação financeira é o ponto de partida para uma visão mais realista de seus objetivos”, diz Doug Ornstein, gerente sênior de soluções integradas da TIAA Wealth Management.
Superar esses obstáculos vai permitir que os mais jovens economizem mais cedo e colham os benefícios da capitalização.
Por que é inteligente começar a poupar para aposentadoria ainda jovem?
A implementação de um plano de poupança agressivo, mas realista, se torna uma decisão inteligente quando você investe a longo prazo. E os mais novos têm o tempo como seu aliado nessa estratégia de crescimento de patrimônio.
Isso porque, a lógica dos investimentos é de juros sobre juros, ou seja, um efeito bola de neve, quanto mais tempo tem para investir maior será o retorno financeiro.
A 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro de 2022 da Anbima, confirma isso, e mostra que as pessoas da geração X (entre 43 e 58 anos) e Millenials (entre 25 e 42 anos) investem mais em produtos financeiros do que os mais jovens, da geração Z (13 e 24 anos).
“A maior lacuna para as pessoas mais jovens é que elas poderiam se beneficiar de um investimento mais pesado em ações enquanto são jovens”, diz Loreen Gilbert, CEO da Wealthwise Financial Services
O CEO explica que alguns jovens ficaram traumatizados com a grande crise financeira e viram como seus pais foram afetados. Com isso, eles têm sido mais conservadores em seus investimentos.
O caminho ideal é educar os investidores mais jovens sobre o que precisam para a aposentadoria, quanto precisam poupar e como alocar adequadamente com base na idade.
Pais como aliados na educação financeira
“As gerações mais jovens acham que nunca poderão se aposentar porque não acreditam no planejamento da aposentadoria. Clientes que envolvem seus filhos desde cedo parecem ter uma mente muito mais aberta. Educação é fundamental”, acrescentou Jung She, consultora financeira da Bogart Wealth.
Isso significa que os pais precisam dar o exemplo. Eles não devem ter medo de discutir na frente das crianças o que estão fazendo para economizar para a aposentadoria. Algumas famílias falam sobre dinheiro, mas a maioria não, por isso é difícil para elas aprender com essas experiências do mundo real. Sem experiência prática, as pessoas fazem julgamentos com base em informações limitadas, o que significa que podem superestimar ou subestimar drasticamente o que é necessário para se aposentar.
“Falar abertamente com seus pais sobre dinheiro e fazer suas próprias projeções de aposentadoria podem ser dois passos simples para desenvolver um plano melhor para sua própria aposentadoria”, disse Brian Walsh, gerente sênior de planejamento financeiro da SoFi.
Além de cuidar de si mesmos, os pais também podem começar a colocar seus filhos no ritmo da poupança para a aposentadoria. Essa é a estratégia definitiva de economizar cedo.
(tradução: Poliana Santos)