Você faz menos progresso ao tentar concluir vários objetivos financeiros simultaneamente. Se você estiver fazendo várias tarefas ao tentar alcançar um objetivo financeiro significativo, como quitar dívidas, economizar para um fundo de emergência ou aumentar investimentos, você será mais lento para concluí-lo e pode ter menos sucesso.
Apesar de ser dito que a multitarefa é a chave para o sucesso, na realidade os seres humanos são mais preparados para alcançar objetivos como “monotarefas”. De fato, um estudo de 2010 da Psychonomic Bulletin & Review descobriu que apenas 2,5% das pessoas conseguem realizar multitarefas efetivamente.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Isso significa que nossos cérebros só conseguem se concentrar em uma tarefa por vez, argumentou a neuropsicóloga Cynthia Kubu em uma entrevista de 2021 com a Cleveland Clinic. Na verdade, ninguém está realmente fazendo várias tarefas ao mesmo tempo — em vez disso, você provavelmente está alternando rapidamente entre várias tarefas. Como explica o programa de psicologia aplicada da University of Southern California, você fica mais propenso a cometer erros, negligenciar detalhes importantes e diminuir seu progresso geral.
Não posso dizer que abandonei completamente os hábitos de multitarefa nos quais fui criada para acreditar que me tornariam bem-sucedida. Mas posso confirmar que desacelerar e reduzir o número de tarefas financeiras que preciso gerenciar diariamente e mensalmente impulsionou significativamente meu progresso financeiro.
Leia também:
- O verdadeiro segredo para o sucesso nos investimentos
- 10 dicas essenciais sobre dinheiro para jovens adultos
Reduzir a carga de tarefas durante as reuniões mensais de orçamento com meu marido nos ajudou a quitar US$ 300 mil em empréstimos estudantis e hipoteca em três anos, ao contrário da projeção do meu consultor financeiro anterior, que estimava que levaria décadas.
Ser crítico é fundamental para fazer melhores escolhas financeiras
Uma das formas mais recorrentes de ser multitarefas em metas financeiras que testemunho como educadora financeira é a quantidade de informações que as pessoas consomem através de diversos canais de mídia. No entanto, quando chega a hora de aplicar o conhecimento adquirido, os aprendizes frequentemente relatam que ouviram falar de conceitos ou regras, mas raramente se lembram dos detalhes importantes.
Isso não é apenas a imaginação deles. Uma pesquisa realizada pelo professor de psicologia da Universidade Stanford, Anthony Wagner, demonstrou que pessoas que frequentemente usam muitos tipos de mídia ao mesmo tempo apresentam desempenho significativamente inferior em tarefas simples de memória.
Em meu próprio exemplo de vida, costumo gostar de assistir às últimas tendências financeiras no YouTube enquanto também termino e-mails de trabalho e, em seguida, mudo para o meu telefone se vejo uma notificação aparecer na minha conta do Instagram. Não apenas preciso assistir ao vídeo do YouTube novamente porque não consigo lembrar de nada que foi dito, mas também esqueço onde coloquei meu copo d’água ou óculos ao longo do caminho.
Também percebo que, ao tentar aprender estratégias financeiras através de vários canais de mídia, os aprendizes acabam ficando tão sobrecarregados com a sobrecarga de informações e opiniões conflitantes que acabam não executando nada.
O que fazer para combater o impulso de multitarefa
Para combater o impulso de realizar várias tarefas em várias formas de mídia, especialmente ao aprender novos conceitos financeiros, você pode:
- Escolher uma plataforma como sua principal mídia de educação financeira.
- Configurar um temporizador para 30 minutos para concluir sua aprendizagem financeira e desativar todas as notificações de telefone e e-mail nesse período.
- Escolher um tópico específico que seja relevante para você no momento, para que você tenha mais probabilidade de aplicá-lo e, portanto, lembrá-lo.
A estratégia mais eficaz que posso recomendar é recrutar um parceiro que também se comprometa com a educação financeira. Vocês aprenderão juntos, reduzindo a tentação de alternar para outras coisas em sua lista de tarefas. Meu marido e eu reservamos uma hora no primeiro domingo de cada mês para sentarmos e revisarmos nossas metas financeiras juntos.
Também dividimos tarefas, o que nos ajuda a realizar várias coisas ao mesmo tempo, cada um focando no que faz de melhor. Por exemplo, ele geralmente fica responsável por reservar viagens, enquanto eu posso ficar encarregada de pesquisar como devem ser nossos investimentos naquele mês.
Você também terá o estímulo adicional de saber que não está perseguindo metas financeiras sozinho. Vocês podem torcer um pelo outro quando concluírem o que começaram.