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Início / Fotos / BMW lança primeiro carro com injeção de água do mundo

BMW lança primeiro carro com injeção de água do mundo

Novo M4 GTS vai de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos

Redação
07/10/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Muitos amantes de automóveis temem que, à medida em que eles se tornam mais avançados e tecnológicos, o prazer de dirigi-los diminua. Porém, o novo BMW M4 GTS vai contra essa suposta teoria. A aposta é que o avanço tecnológico pode tornar a direção ainda mais prazerosa. A exclusividade está garantida: a BMW só produzirá 700 exemplares desse novo modelo.

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Ainda que o carro pareça uma versão de corrida do BMW M4 Coupé, poucas coisas poderiam estar mais distantes da verdade. Isso porque o veículo é o pioneiro entre os carros de produção em duas ferramentas inovadoras: injeção à água na frente e faróis de diodo orgânico que emite luz na traseira.

E MAIS: Toyota investirá US$ 50 milhões em inteligência artificial para carros

Veja na galeria de fotos mais características do BMW M4 GTS:

  • Injeção de água
 
Os engenheiros da BMW pegaram seu potente motor twin-turbo 3.0 de seis cilindros e, pela primeira vez em um carro de linha, equiparam-no com injeção de água. Ainda que a tecnologia já fosse utilizada e testada nas pistas de corridas há vários anos, este é o primeiro carro de linha a utilizá-la. Essencialmente, injetar água no cilindro junto com uma pequena quantidade de gasolina permite que o motor opere em rotações mais altas do que sem a água. Motores com alta taxa de compressão não apenas operam com mais eficiência, mas também geram mais potência.

    Injeção de água

    Os engenheiros da BMW pegaram seu potente motor twin-turbo 3.0 de seis cilindros e, pela primeira vez em um carro de linha, equiparam-no com injeção de água. Ainda que a tecnologia já fosse utilizada e testada nas pistas de corridas há vários anos, este é o primeiro carro de linha a utilizá-la. Essencialmente, injetar água no cilindro junto com uma pequena quantidade de gasolina permite que o motor opere em rotações mais altas do que sem a água. Motores com alta taxa de compressão não apenas operam com mais eficiência, mas também geram mais potência.

  • Motor
 
O resultado de adicionar injeção à água ao motor do M4 é o aumento de 16% na potência e de 10% de torque. Essa performance permite que o M4 GTS vá de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 305 km/h. Toda essa potência é transmitida para as rodas traseiras através do transmissor de sete velocidades de dupla embreagem. O carro é capaz de gerar toda essa força extra enquanto apresenta números de eficiência de combustível similares aos do M4 Coupé.

    Motor

    O resultado de adicionar injeção à água ao motor do M4 é o aumento de 16% na potência e de 10% de torque. Essa performance permite que o M4 GTS vá de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 305 km/h. Toda essa potência é transmitida para as rodas traseiras através do transmissor de sete velocidades de dupla embreagem. O carro é capaz de gerar toda essa força extra enquanto apresenta números de eficiência de combustível similares aos do M4 Coupé.

  • Tecnologia OLED
 
Se comparadas às luzes de Led comuns em carros de alta qualidade, as OLED são incrivelmente finas e emitem luz através de toda a superfície em vez de a partir de um único ponto. Isso não significa apenas que as luzes têm 1,4 mm de altura, mas elas podem iluminar módulos individualmente.

    Tecnologia OLED

    Se comparadas às luzes de Led comuns em carros de alta qualidade, as OLED são incrivelmente finas e emitem luz através de toda a superfície em vez de a partir de um único ponto. Isso não significa apenas que as luzes têm 1,4 mm de altura, mas elas podem iluminar módulos individualmente.

  • Redução de peso 
 
A frente e a traseira não são os únicos pontos com boas ferramentas no M4 GTS. O meio também tem algumas características distintivas. A BMW foi ousada ao reduzir o peso do carro, com vários de seus componentes esculpidos em CFRP (carbon-fiber-reinforced plastic ou plástico com fibra de carbono), como o teto, o capô, o painel e o massivo aerofólio. O carro também não tem os bancos traseiros, cujo espaço é ocupado por uma nova suspensão que não apenas é mais leve, mas também pode ser ajustada de três maneiras. A redução no peso resulta em um carro de 1.584,85 kg – 16,33 kg mais leve do que o M4. Os designers finalizaram tudo com uma pintura escura fosca e adicionaram um toque de brilho com destaques alaranjados nas rodas.

    Redução de peso

    A frente e a traseira não são os únicos pontos com boas ferramentas no M4 GTS. O meio também tem algumas características distintivas. A BMW foi ousada ao reduzir o peso do carro, com vários de seus componentes esculpidos em CFRP (carbon-fiber-reinforced plastic ou plástico com fibra de carbono), como o teto, o capô, o painel e o massivo aerofólio. O carro também não tem os bancos traseiros, cujo espaço é ocupado por uma nova suspensão que não apenas é mais leve, mas também pode ser ajustada de três maneiras. A redução no peso resulta em um carro de 1.584,85 kg – 16,33 kg mais leve do que o M4. Os designers finalizaram tudo com uma pintura escura fosca e adicionaram um toque de brilho com destaques alaranjados nas rodas.

    Injeção de água

    Os engenheiros da BMW pegaram seu potente motor twin-turbo 3.0 de seis cilindros e, pela primeira vez em um carro de linha, equiparam-no com injeção de água. Ainda que a tecnologia já fosse utilizada e testada nas pistas de corridas há vários anos, este é o primeiro carro de linha a utilizá-la. Essencialmente, injetar água no cilindro junto com uma pequena quantidade de gasolina permite que o motor opere em rotações mais altas do que sem a água. Motores com alta taxa de compressão não apenas operam com mais eficiência, mas também geram mais potência.

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