A Cassini, expedição da Nasa que explora Saturno, enviou novas fotos da Enceladus, lua do planeta, que pode ser um dos lugares mais habitáveis do sistema solar. O satélite passou por perto da Enceladus no dia 14 de outubro, a apenas 1.808,9 km da superfície. O resultado foi as melhores fotos já tiradas da área polar do norte da lua, de acordo com a NASA.
VEJA TAMBÉM: Nasa libera fotos em alta resolução das missões Apollo
Alguns pesquisadores estão particularmente interessados em reunir mais informações sobre a Enceladus, pois ela tem um oceano profundo por baixo de sua camada de gelo que, acredita-se, poderia potencialmente ser um bom lugar para vida microbiana. No entanto, os cientistas ainda precisam colher mais dados antes de saber se a química da água seria favorável para vida como conhecemos.
MAIS FOTOS: Como foi o eclipse e a “superlua” ao redor do mundo
As fissuras observadas na superfície da lua podem ajudar os cientistas que pretendem entender o oceano. “Cientistas da missão estão esperançosos de que os dados desse voo fornecerão evidências de quanta atividade hidrotermal está ocorrendo no oceano da lua, junto com informações mais detalhadas sobre a química do oceano”, disse a Nasa em declaração.
Veja na galeria fotos da nova lua e da expedição:
-
Crateras da Enceladus
-
Enceladus
-
Enceladus
-
Mimas e Pandora, luas que orbitam ao redor de Saturno
-
Anúncio publicitário -
Pandora e Titan, ambas luas de Saturno
-
Titan e Saturno
-
Luas Prometheus e Pandora escondidas nos anéis de Saturno
-
Saturno
-
Lua Dione e Saturno aos fundos
-
Lua Dione
Crateras da Enceladus