A regra principal para comprar um perfume nem sempre precisa ser prová-lo. Ainda que sentir o aroma na pele possa ser um fator fundamental para escolher qual opção levar, é possível adquirir uma colônia sem sair de casa, o que traz a necessidade de se avaliar outros critérios antes da compra.
Caso você esteja em busca da sua assinatura pessoal ou querendo experimentar novas fragrâncias, veja algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher um perfume em uma loja online.
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Tendências
Só porque um perfume é popular não quer dizer necessariamente que ele é bom. Ainda assim, acompanhar o que está saindo no mercado pode ser uma boa ideia para diminuir as opções disponíveis. Comprar online é uma das maneiras mais fáceis de navegar por mil marcas e tipos diferentes, o que nem sempre é bom para os indecisos.
Nesta temporada, uma das fragrâncias mais vendidas nos Estados Unidos foi a Montblanc Legend, uma mistura de lavanda e bergamota temperada com sândalo. Delicado, o perfume combina com outros mais vendidos, como o Eua de Lacoste Blanc e o Eternity for Men Aqua, da Calvin Klein.
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Conhecimento do nicho
“Acho que alguns homens estão procurando conhecer aromas que combinem com seus gostos pessoais e estilo”, comenta Madison Ruggieri, fundadora conjunta com seu irmão, Matt Ruggieri, da perfumaria online The Motley. “Também acho que eles querem perfumes que tragam uma história junto”, comenta.
Os irmãos fundaram a linha de fragrâncias na própria casa, com temáticas relacionadas a viagens. O objetivo era oferecer um aroma para homens baseado em uma história. O primeiro perfume, o Atlas, continua sendo o mais popular da loja. Quando a temperatura sobe, as apostas são no Cyprus ou Palo Santo, que lembra madeira queimada, folhas e galhos.
O The Motley consegue promover uma experiência online interessante. O ponto alto é um chat no site para consultoria com profissionais qualificados. “Queremos recomendar uma fragrância específica para o estilo de nossos clientes”, diz Madison.
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Receba em casa
Algumas companhias providenciam para que o cliente receba amostras em casa. “Os homens de hoje estão mais abertos para experimentar, mas é arriscado pagar US$ 200 em uma colônia que você nunca sentiu”, comenta Rachel Brink, CMO da Scentbird. A companhia oferece mensalmente um conjunto de amostras que podem ser entregues em casa por US$ 15. “É uma experiência sem pressão, o cliente pode levar o tempo que quiser para escolher a sua fragrância”, diz.
A loja online vende desde marcas famosas a desconhecidas. A venda dos últimos meses, segundo Brink, tem sido o Armani Acqua di Gio.
Outras vendas que tiveram sucesso foram as das fragrâncias sem gênero, nem masculina, nem feminina. Tanta a Costume National quando a Thirdman estão utilizando dessa abordagem por acreditar que o cliente deve ser livre para testar o que quiser.
Brink ainda comenta que os homens do milênio, nascidos depois dos anos 1990, costumam comprar mais de um perfume. “Só 8% de nossos clientes utilizam apenas um perfume. Já 57% disseram ter mais de 4 estilos de fragrância. A questão é acertar o cheiro com o estado de espírito do momento”.