A celebração do Cinco de Mayo, típica festa mexicana, já passou, mas os motivos para beber tequila ainda são muitos. Ainda que este destilado continue sendo considerado de baixo valor e provocador de enxaquecas, as marcas premium são opções luxuosas que merecem alguns goles para degustação.
VEJA MAIS: 4 dicas para uma inesquecível viagem às Cataratas do Iguaçu
Os produtores de tequilas artesanais têm a missão de mudar a imagem da bebida. Ruven Aceves, diretor de marca da Herradura Tequila, uma das mais prestigiadas do México, admite que o maior problema da tequila é a própria bebida. “As marcas de qualidade competem diretamente com fabricantes que pegam atalhos durante a produção”.
Ele conta que muitos produtores usam ingredientes suspeitos além da agave-azul, planta usada como base do destilado, tudo para acelerar o processo.
E AINDA: 11 viagens mais luxuosas de trem do mundo
A Herradura, por exemplo, só colhe a planta depois de sete anos, usa somente leveduras naturais para fazer a fermentação e finaliza a produção em barris de carvalho, um processo que leva mais de dois meses para ser concluído.
Veja na galeria de fotos abaixo algumas curiosidades sobre a bebida mais popular do México:
O destilado é mais velho que o rum e que o whisky. Fabricada pela primeira vez em 1521, a tequila foi a primeira bebida alcoólica das Américas.
Existem 136 tipos de agave, mas somente dez espécies da planta podem ser utilizadas na produção. Em 1902, uma mudança nas leis mexicanas obrigou os fabricantes a utilizarem somente a agave-azul para fazer a bebida.
Foi um botânico alemão, Dr. Albert Weber, que, depois de classificar todas as agaves, declarou que a azul era a melhor para a produção da tequila.
Tequila era o nome pelo qual os colonizadores chamavam os índios nativos da América e que, mais tarde, viria a batizar uma cidade do México.
- Anúncio publicitário
As bebidas que não são 100% feitas de agave são chamadas de “mixto” e, de acordo com as leis mexicanas, podem apresentar até 49% de qualquer outro vegetal fermentável, como batata ou cana-de-açúcar.
A tequila não precisa ser fermentada com minhocas, como muitas pessoas acreditam. A prática começou como uma ferramenta de marketing e se espalhou pelo mundo.
Existem várias combinações culinárias para se fazer com tequila. Os apreciadores da bebida podem combinar, por exemplo, uma blanco com ceviche, uma reposado com o prato principal e uma anejo com a sobremesa.
O destilado é mais velho que o rum e que o whisky. Fabricada pela primeira vez em 1521, a tequila foi a primeira bebida alcoólica das Américas.