Um quinto dos consumidores usaria serviços bancários prestados por empresas como Google, Facebook e Amazon, de acordo com uma recente pesquisa da Fujitsu, uma das maiores companhias japonesas da área de tecnologia.
O estudo entrevistou 7 mil compradores na Europa e levantou que 37% dos consumidores já ameaçou trocar de banco para conseguir um atendimento facilitado por aparelhos digitais. Ainda que 44% dos entrevistados utilizem dinheiro em espécie para as transações do dia-a-dia, essa poderia ser uma grande oportunidade para as gigantes da tecnologia investirem no setor financeiro.
VEJA MAIS: 10 ações mais rentáveis do mercado internacional
O mercado tem se mostrado aberto a inovações que tornem as atividades comerciais mais fáceis. A pesquisa mostrou que 32% dos entrevistados utiliza o celular para fazer pagamentos e que 34% dos consumidores europeus acessam suas contas semanalmente pela internet.
“Quando a interação é facilitada, os compradores abraçam a tecnologia”, disse François Fleutiaux, diretor de vendas da Fujitsu. “Se a tecnologia vem para ajudar, é sempre bem-vinda.”
E AINDA: Os bilionários por trás das marcas do seu dia a dia
A pesquisa ainda mostrou que 97% dos consumidores ficariam felizes se seus dados fossem utilizados para contas bancárias mais personalizadas, como sugestões de investimento para cada tipo de cliente.
“Os serviços financeiros devem se renovar se quiserem que seus clientes permaneçam onde estão”, disse Fleutiaux. “Os consumidores querem evolução e irão atrás de quem oferecê-la.”