O Audi A3 E-tron Sportback 2016 é considerado o melhor do mercado de carros híbridos, veículos movidos a gasolina e eletricidade. O modelo vence seus rivais em todas as categorias, de performance a inovação.
De acordo com o Kelley Blue Book, um dos sites de avaliação de carros mais respeitados dos Estados Unidos, ainda que o A3 E-tron seja mais caro que o Lexus CT, o Chevrolet Volt e o Toyota Prius, concorrentes do tipo, o alemão é um veículo popular por sua performance elétrica ser quase totalmente livre de poluição.
VEJA MAIS: 10 carros mais ecológicos de 2016
De acordo com a Experian Automotive, agência norte-americana, foram registrados 440.489 carros híbridos no país em 2015, número que continua a crescer com a entrada de novos modelos no mercado.
Veja na galeria de fotos abaixo os principais motivos que fazem do Audi A3 E-tron o melhor híbrido do mercado:
-
Elegância
Contra a tendência de que os híbridos devem ser feios, o A3 E-tron é um belo modelo com luzes de LED e uma paleta de cores vibrantes, como vermelho e azul. Enquanto a maioria de seus rivais é logo identificada como elétrico pelo visual, a versão da Audi é muito mais discreta.
-
Interior de luxo
A parte de dentro do veículo é de alto padrão: não há um único painel de plástico à vista. Com bancos de couro, o carro é dividido em duas zonas com dois controles de temperaturas dentro. O cockpit virtual fica numa posição perfeita para o motorista.
-
Tecnologia de propulsão
O motor a gasolina de 1,4 litro é ligado a um câmbio de seis marchas que comandam as duas rodas da frente. Entre os dois, o motor elétrico de 75 kW ajuda o outro equipamento e faz com que o carro ande até 27 km sem emitir gases poluentes.
-
Porta-malas grande
Os carros elétricos geralmente perdem muito espaço de porta-malas por conta do tamanho da bateria. O Audi A3, no entanto, conseguiu montar um compartimento espaçoso, já sua bateria pesa somente 125 kg, um peso baixo comparado com outros modelos.
-
Anúncio publicitário -
Híbrido
O A3 deixa o motorista escolher de qual modo quer que seu carro seja movido: à bateria, à gasolina ou por ambos. Isso é ótimo para quando ou a bateria ou a gasolina do carro estiverem acabando.
-
Segurança
A agência European New Car Assessment, que avalia a segurança dos carros do velho continente, avaliou o Audi A3 com 5 estrelas em seu ranking, a pontuação mais alta. O especial em relação ao veículo é o seu “sexto sentido”, uma tecnologia que começa a frear o carro antes mesmo de o motorista pisar no pedal.
-
Tamanho
O modelo é extremamente espaçoso, com teto alto e portas largas. Os cinco bancos aguentam uma viagem longa sem incomodar os passageiros.
-
Suspensão de qualidade
Andar com o Audi A3 é uma experiência confortável principalmente por conta da suspensão que ameniza o movimento da estrada. O peso a menos encoraja os motoristas a pegarem mais pesado nas curvas.
-
Recarga de bateria
As baterias do E-tron podem ser carregadas de três maneiras. A primeira é feita pelo próprio sistema híbrido, que usa o motor à gasolina para dar uma carga rápida e incompleta. A segunda é acionar o modo “Carregar bateria” e dirigir a uma determinada velocidade somente com o motor a gasolina por cerca de 30 minutos. A terceira são as fontes de energia externas. Basta ligar o carro em uma tomada de 120 volts e em 8 horas a bateria estará completa.
-
Velocidade
Com 204 cavalos de potência, o Audi A3 E-tron chega a 100 km/h em 7,6 segundos. Sua velocidade máxima de 222 km/h é a maior da categoria.
Elegância
Contra a tendência de que os híbridos devem ser feios, o A3 E-tron é um belo modelo com luzes de LED e uma paleta de cores vibrantes, como vermelho e azul. Enquanto a maioria de seus rivais é logo identificada como elétrico pelo visual, a versão da Audi é muito mais discreta.