As embalagens plásticas usadas para armazenar shampoo, condicionador e praticamente todos os produtos de beleza que usamos guardam 90% de água. Isso porque esses materiais são extremamente diluídos, para que façam volume dentro dos recipientes. Há três anos, esse fato chamou a atenção de Brianne West, uma empresária de 26 anos que resolveu transformar essa indústria com a linha de produtos de higiene Ethique.
VEJA MAIS: As bilionárias mais poderosas de 2016
“O meu objetivo principal é salvar o mundo do desperdício de plástico”, declarou. A Ethique remove a água dos produtos, criando barras compactas e concentradas que duram bem mais tempo do que as tradicionais. Cremes para o corpo, sabonetes e produtos para o cabelo são todos colocados em pequenos espaços, com nenhum uso de plástico. A companhia embala as loções em papel reciclável e diz já ter deixado de usar o equivalente a 60.000 garrafas de plástico. O objetivo é que um milhão de garrafas sejam evitadas até 2020.
Baseada em Christchurch, na Nova Zelândia, a Ethique é, por enquanto, a única companhia no mundo a desenvolver produtos de higiene em barras, no lugar de líquidos. É a própria West quem desenvolve os produtos, junto de um time de seis outros cientistas.