É impossível fugir de ameaças cibernéticas, mas, quando se está no exterior, é o momento em que se está mais vulnerável. A maioria dos viajantes está tão feliz quando acha um WiFi aberto no exterior que não pensa se ele poderia ser uma armadilha.
LEIA MAIS: Windows 10 para computadores terá software de imagens holográficas
Dispositivos móveis estão lotados com dados sensíveis e confidenciais, tanto pessoais quanto relacionados ao trabalho. “Cada vez mais estamos vendo tanto iPhones quanto telefones Android tendo suas vulnerabilidades explicitadas e sendo invadidos”, diz Joe Nocera, expert em segurança da informação da Pricewaterhouse Cooper.
Veja na galeria a seguir dicas que você pode seguir para proteger seu celular de invasores indesejados:
-
Crie um PIN
Criar um PIN automaticamente encripta seus dados e te garante que seus dados estão longe de olhos alheios. -
Ative a função “Find My iPhone” e permita que seus arquivos sejam apagados à distância
Se você não ativar esses recursos de antemão, você não poderá usá-los quando seu celular for roubado. O apagamento remoto de dados te dá a certeza de que ninguém está vendo as suas fotos e, no caso do iPhone, o recurso “Find My iPhone” te mostra onde o seu celular está.
-
Mantenha seus aplicativos atualizados e organizados
Delete aplicativos antigos que você não usa mais. Eles guardam dados vitais sobre você e podem mostrar sua localização mesmo que você não queira.
Se você não usa esse app a um tempo, ele provavelmente não vem sendo atualizado, o que significa que ele pode ser o calcanhar de aquiles do seu celular. -
Desligue o WiFi
Quando você não estiver usando o WiFi, desligue-o para que ele não te conecte automaticamente na internet de graça, que pode muito bem não ser seguro.
-
Anúncio publicitário -
Desative os cookies e o preenchimento automático
Enquanto ter formulários preenchidos pelos próprios browsers é muito conveniente, esse recurso está tornando a invasão de contas mais fácil para os hacker. Ter aplicativos como o LastPass, que guarda as suas senhas, te ajuda a entrar em suas contas de um jeito mais seguro.
-
Desligue o rastreio de localização
Enquanto ligar a sua localização garante seu acesso a mais informações, esteja ciente de que essa coleção de informações pode ser nociva nas mãos erradas. Desligue-a se você não está usando e verifique se as configurações das suas mídias sociais mostram esse tipo de informação também.
-
Bloqueie seu celular com uma senha forte ou use proteção biométrica
Ou, quando possível, use ambos. Essa é a sua primeira defesa contra quem roubou seu telefone e, talvez, a mais importante de todas. Use a maior combinação de letras, números e acrônimos que puder. A proteção biométrica também te protege, sendo que a pessoa que está tentando invadir o seu celular precisaria que você usasse seus dedos ou olhos para desbloquear a tela.
Lembre-se de trocar sua senha a cada 6 meses. -
Tome cuidado com torres falsas
A maioria dos celulares está programada para se conectar com a torre de sinal mais próxima. Você pode imaginar como isso pode ser um problema quando a rede na qual você se conecta é falsa e só foi construída para tomar dados dos dispositivos conectados.
-
Tome cuidado com torres falsas
A maioria dos celulares está programada para se conectar com a torre de sinal mais próxima. Você pode imaginar como isso pode ser um problema quando a rede na qual você se conecta é falsa e só foi construída para tomar dados dos dispositivos conectados.
-
Mantenha seu software atualizado
Se a sua senha é sua primeira defesa, tenha certeza de que seu software está atualizado e rodando bem também é essencial.
Antes de viajar, cheque se há algum update do software do seu celular. Vários deles incluem correções aos sistemas de segurança . De qualquer maneira, veja na internet se há comentários ruins sobre essa nova versão.
Crie um PIN
Criar um PIN automaticamente encripta seus dados e te garante que seus dados estão longe de olhos alheios.