Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente, uma pessoa morre de doenças ligadas ao tabaco a cada seis segundos, o equivalente a quase 6 milhões de pessoas por ano. Até 2030, a previsão é que este número aumente para mais de 8 milhões de pessoas por ano. Para piorar, mais de 600 mil pessoas morrem anualmente pela exposição ao fumo passivo.
Há mais de 1 bilhão de fumantes no mundo. O risco relativo de infarto do miocárdio é cinco vezes maior nos indivíduos fumantes abaixo de 50 anos e duas vezes maior em fumantes com mais de 60 anos, quando comparados a quem não fuma.
LEIA MAIS: 10 dicas para se exercitar dentro do escritório
Veja na galeria de fotos 6 coisas que ocorrem no seu organismo quando você para de fumar:
-
1- Após 20 minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.
-
2- Após 2 horas, não há mais nicotina no sangue.
-
3- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue normaliza.
-
4- Após 2 dias, o olfato e o paladar já percebem melhor o cheiro e os sabores.
-
Anúncio publicitário -
5- Após 3 dias, a respiração e a circulação se tornam mais fáceis.
-
6- Após de 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
1- Após 20 minutos, a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.
Natalia Aarao é médica pós graduada pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atua na área da clínica médica, da cardiologia e da Tomografia e Ressonância Cardíacas, sendo membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American College of Cardiology. Trabalhou como assistente do Prof. Dr. Roberto Kalil filho e, atualmente, faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.