Nesta quarta-feira (19), a missão ExoMars, projeto desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Espacial Russa, vai aterrissar em Marte depois de 7 meses de jornada no espaço. A missão vai tentar entrar na órbita do planeta nesta quarta-feira, mesmo dia em que a nave tentará pousar no planeta.
A sonda Trace Gas Orbiter e o módulo de aterrissagem Schiaparelli estão encarregados de realizarem a primeira metade da missão ExoMars, que trará dados sobre o local, e indícios se já houve vida em Marte.
SAIBA MAIS: China perde controle sobre estação espacial
A ESA vai disponibilizar transmissão ao vivo para pessoas interessadas em assistir as naves Trace Gas Orbiter e Schiaparelli entrarem na órbita do planeta e pousarem na sua superfície, respectivamente.
A webcast começará às 11h (horário de Brasília) com a cobertura da ESA sobre o pouso e a entrada na órbita. Os interessados também podem assistir diretamente através do Livestream da ESA em seu site, ou na página do Facebook da agência espacial.
VEJA TAMBÉM: Planeta com as mesmas condições de vida da Terra é encontrado
A Schiaparelli não é uma missão de grande escala para a ESA e a Rússia. A nave foi designada para uma demonstração de tecnologia que ajudará cientistas e engenheiros a descobrirem exatamente como lançar ao espaço uma grande missão, ou seja, a segunda parte da ExoMars, que pretende enviar pessoas ao planeta.
A nave vai tirar uma série de fotos da aterrissagem. As imagens devem ser divulgadas na quinta-feira (20), se tudo ocorrer de acordo com os planos.
E TAMBÉM: Passagens para Marte terão valor de casa mediana, segundo Elon Musk
Se a Schiaparelli tiver sucesso na aterrissagem e nas transmissões de dados sobre o planeta vermelho, isso marcará a primeira vez que a ESA realizou uma missão para a superfície de Marte. Até agora, somente a NASA obteve sucesso em lançamentos e aterrissagens para o planeta.
A ExoMars está pesquisando sobre os gases de Marte para poder, posteriormente, cavar e vasculhar a superfície do planeta e descobrir se há algum sinal de vida no local.