Em menos de um dia, a chinesa Alibaba vendeu mais do que muitas empresas vendem em um ano. No “Single’s Day”, uma espécie de “Black Friday” on-line da China, realizado na última sexta-feira (11), o e-commerce atingiu nada menos do que US$ 14,3 bilhões em vendas, um aumento de 60% em relação ao ano passado.
Em comparação, a “Cyber Monday”, o maior evento de compras on-line norte-americano, atingiu US$ 1 bilhão em vendas, de acordo com a análise de dados da firma ComScore.
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Mas isto não significa uma reviravolta para a economia chinesa. Muitos consumidores têm a consciência de que a economia está desacelerada. Por isso, têm a tendência de esperar pelo dia 11 de novembro para fazer compras e economizar dinheiro.
O “Single’s Day” cresceu no país desde que a Alibaba começou a promovê-lo, em 2009, e é hoje o maior evento de vendas on-line do planeta. Neste ano, a Alibaba anunciou que teriam mais de 40.000 merchants e 30.000 marcas de 25 países vendendo na plataforma.
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Mais de 130 milhões de usuários visitaram o aplicativo da e-commerce, o Taobao. Daniel Zhang, CEO da Alibaba, declarou que o evento serviria para “o mundo testemunhar o poder do consumo chinês”. De acordo com a empresa, mais de 27 milhões de compras vieram de dispositivos celulares na primeira hora.
Isso só constata o poder da Alibaba na China, hoje respnsável por 80% das vendas on-line no mercado interno do país.