Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Motorista da Uber em Seattle e Boston tem 2x mais chances de cancelar rota se passageiro for negro

Motorista da Uber em Seattle e Boston tem 2x mais chances de cancelar rota se passageiro for negro

Pesquisa nos Estados Unidos mostra que funcionários selecionam quem vão levar a partir de destinos, nomes, entre outras características

Redação
01/11/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Uber
Uber

Mudanças como a retirada dos nomes de identificação de passageiros e motoristas pode ser uma via mudar essas estatísticas (Divulgação)

As startups de carona Uber e Lyft não estão imunes à discriminação racial nas suas plataformas de caronas. De acordo com um estudo recente da National Bureau of Economic Research, de Massachusetts, pessoas negras esperam mais tempo pelos seus carros em Seattle. O estudo, que foi realizado em Seattle e em Boston, analisou os resultados de quase 1.500 caronas pela Lyft, Uber e Flywheel, em rotas controladas.

O estudo foi realizado de forma que, em cada viagem, os pesquisadores tiravam prints da tela logo após requisitar o motorista, mostrando o tempo esperado para a viagem, outro print mostrando o tempo depois que a viagem foi aceita, outro mostrando o tempo quando o motorista chegou, e um último no fim da viagem. Eles analisaram o tempo de espera e o tempo que durou o percurso, às taxas de cancelamento, as avaliações dos motoristas sobre os passageiros e o custo, de acordo com o estudo. Essa pesquisa foi feita com perfis duplos, um com nome que “soava” como de uma pessoa branca, e outro que se parecia com “nome de uma pessoa afro-americana”.

RANKING GLOBAL: 70 maiores bilionários do mundo em 2016

Nas plataformas, há algumas “evidências” de que os motoristas demoram um tempo maior para aceitar viagens requisitadas por pessoas negras. Entretanto, a companhia mais problemática aparenta ser a Uber, porque, nos estudos, as estatísticas mostram resultados significativamente maiores em relação às outras, em que a espera é ainda maior para conseguir um UberX. A pesquisa não encontrou nenhuma diferença significativa no tempo de espera da Lyft e da Flywheel. No geral, de acordo com o estudo, aparentemente, há casos de discriminação racial entre os motoristas do UberX e algumas evidências entre motoristas da Lyft, mas não há evidências disso entre os funcionários da Flywheel.

“Por causa da Lyft, pessoas que vivem em áreas mais afastadas, onde táxis historicamente negligenciaram essas regiões, podem acessar essas corridas por um preço melhor. E nós oferecemos esse serviço enquanto mantemos uma comunidade inclusiva e acolhedora, e não toleramos qualquer forma de discriminação”, afirma Adrian Durbin em uma declaração ao site “TechCrunch”.

RANKING: 70 maiores bilionários do Brasil em 2016

Em Boston, motoristas da Uber tinham quase o dobro de chances de cancelar corridas com pessoas que possuíam “nomes afro-americanos”, de acordo com o estudo. Esse caso se mostra principalmente com passageiros homens, que caso requisitassem corridas em áreas mais desfavorecidas tinham três vezes mais chances de ter um motorista que cancele a viagem e/ou esperam 35% a mais.

“Aplicativos de carona estão modificando o status quo dos transportes, que foi desigual durante gerações, tornando muito mais fácil e acessível para as pessoas, sem importar quem elas são ou onde vivem”, diz a porta-voz Rachel Holt, em uma declaração feita ao “TechCrunch”. “Nós acreditamos que a Uber está ajudando a reduzir problemas com transportes, mas estudos como esse nos ajudam a pensar como nós podemos melhorar ainda mais.”

LEIA MAIS: Uber estuda introduzir carros voadores

A discriminação na Uber e na Lyft podem acontecer em quatro meios diferentes, segundo o estudo. Os motoristas podem decidir evitar algumas áreas, recusar pedidos de algumas pessoas ou cancelar a corrida quando veem a identidade do passageiro, dar ao passageiro baixas avaliações, ou demorar mais nas rotas para aumentar o valor da corrida.

Na realidade, quando os motoristas da Uber recebem um pedido de corrida, eles não veem a foto do passageiro, sabem apenas o seu nome depois de aceitar a requisição. Já com a Lyft, os motoristas veem o nome e a foto da pessoa antes de aceitar a corrida. Então, os motoristas da Uber podem discriminar pessoas ao cancelar corridas após saberem os nomes dos passageiros, enquanto os motoristas da Lyft podem discriminá-los ao escolher não aceitar a viagem. Mulheres também enfrentam discriminações em situações em que o motorista demora mais tempo do que o necessário nas corridas.

VEJA TAMBÉM: 25 próximas startups bilionárias para 2017

Para prevenir essas discriminações, a pesquisa sugere algumas mudanças, como remover os nomes de identificação de passageiros e motoristas e diminuir o cancelamentos dos condutores. Entretanto, baseado na declaração da Uber, parece que a companhia não está abrindo possibilidades de mudanças.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • discriminação racial
  • Lyft
  • Uber

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.