Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / 5 tendências que vão mudar para sempre o jeito de fazer compras

5 tendências que vão mudar para sempre o jeito de fazer compras

Novas plataformas de vendas revolucionam o mercado varejista

Redação
18/01/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

O simples ato de comprar mudou muito nos últimos anos. A mais recente novidade da temporada, o Snapchat Spectacles, óculos que grava vídeos e faz o upload direto para a conta do Snapchat, obrigou os interessados a enfrentarem filas imensas e várias horas de espera para adquiri-lo.

O método tradicional de compras, porém, não foi o único disponível para atender aos consumidores ávidos pelo gadget, que puderam comprar o óculos também em vending machines (máquinas automáticas de vendas) em lugares exóticos como o Grand Canyon, o Rose Bowl e o Big Sur, nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM: 7 maneiras como a Internet das Coisas vai revolucionar o mercado

De lançamentos limitados até a venda personalizada em lugares inusitados, o mundo do varejo está prestes a ingressar no que pode ser o seu ano mais interessante até agora.

Veja na galeria de fotos cinco tendências que mudarão a maneira de fazer compras para sempre:

  • Fazer do ato de comprar uma experiência
 
Há dez anos, entrar em uma loja descolada e dar de cara com um DJ tocando era novidade. Hoje, qualquer ponto comercial faz algo desse tipo para atrair clientes. As marcas que se destacam no mercado são aquelas que transformam o ato de fazer compras em uma experiência agradável.
 
O Snapchat é um exemplo: a venda por meio de vending machines só foi genial pelo fato de elas terem sido colocadas em lugares inusitados, como no meio do Grand Canyon. Ao fazer isso, a empresa transformou um simples ato de comprar em uma aventura.

    Fazer do ato de comprar uma experiência

    Há dez anos, entrar em uma loja descolada e dar de cara com um DJ tocando era novidade. Hoje, qualquer ponto comercial faz algo desse tipo para atrair clientes. As marcas que se destacam no mercado são aquelas que transformam o ato de fazer compras em uma experiência agradável.

    O Snapchat é um exemplo: a venda por meio de vending machines só foi genial pelo fato de elas terem sido colocadas em lugares inusitados, como no meio do Grand Canyon. Ao fazer isso, a empresa transformou um simples ato de comprar em uma aventura.

  • A chave é a conexão com o consumidor

As compras online e os pagamentos rápidos dos dias de hoje eliminaram as conexões entre o consumidor e o vendedor – situação que as grandes varejistas estão tentando mudar. Atualmente, essa tendência é maior no mundo das celebridades. No ano passado, por exemplo, os gostos dos músicos Drake e The Weeknd na moda foram incorporados por pop up shops e por marcas que trabalham em larga escala, permitindo aos fãs uma conexão com suas personalidades preferidas.

Recentemente, o designer da marca Kith NYC, Ronnie Fieg, usou o Instagram para criar uma janela em tempo real do lançamento de um produto em Aspen. Esses casos online aproveitam a tecnologia para humanizar e personalizar a transação comercial, estreitando o contato entre vendedor e consumidor.

    A chave é a conexão com o consumidor

    As compras online e os pagamentos rápidos dos dias de hoje eliminaram as conexões entre o consumidor e o vendedor – situação que as grandes varejistas estão tentando mudar. Atualmente, essa tendência é maior no mundo das celebridades. No ano passado, por exemplo, os gostos dos músicos Drake e The Weeknd na moda foram incorporados por pop up shops e por marcas que trabalham em larga escala, permitindo aos fãs uma conexão com suas personalidades preferidas.

    Recentemente, o designer da marca Kith NYC, Ronnie Fieg, usou o Instagram para criar uma janela em tempo real do lançamento de um produto em Aspen. Esses casos online aproveitam a tecnologia para humanizar e personalizar a transação comercial, estreitando o contato entre vendedor e consumidor.

  • Evolução e democratização das flash sales

Flash Sales são uma tradição no mundo do varejo. Com a internet, as coisas ficaram ainda mais interessantes.  

Colocar um tempo limite para a venda de um produto se tornou uma prática comum. Kylie Jenner, por exemplo, incorporou a técnica para oferecer suas coleções de fim de ano de maquiagens em sua loja virtual.

Mas é claro que revendedores também se infiltraram no mercado online, com produtos como o tênis Yeezy, do rapper Kanye West, sendo vendidos no eBay por preços muito mais altos do que os oferecidos pelo varejo. Neste ano, podemos esperar que companhias inteligentes achem uma maneira de garantir que os clientes mais fieis seja recompensados e garantam seu lugar nos primeiros lugares da fila. A empresa canadense Shopify, por exemplo, desenvolveu um mecanismo que permite que os vendedores possam lidar com milhares de pedidos por minuto.

    Evolução e democratização das flash sales

    Flash Sales são uma tradição no mundo do varejo. Com a internet, as coisas ficaram ainda mais interessantes.

    Colocar um tempo limite para a venda de um produto se tornou uma prática comum. Kylie Jenner, por exemplo, incorporou a técnica para oferecer suas coleções de fim de ano de maquiagens em sua loja virtual.

    Mas é claro que revendedores também se infiltraram no mercado online, com produtos como o tênis Yeezy, do rapper Kanye West, sendo vendidos no eBay por preços muito mais altos do que os oferecidos pelo varejo. Neste ano, podemos esperar que companhias inteligentes achem uma maneira de garantir que os clientes mais fieis seja recompensados e garantam seu lugar nos primeiros lugares da fila. A empresa canadense Shopify, por exemplo, desenvolveu um mecanismo que permite que os vendedores possam lidar com milhares de pedidos por minuto.

  • Fazer compras está se tornando mais social

Mídias sociais como Pinterest, Houzz, Twitter e Instagram estão quebrando barreiras ao oferecer opções de compras direto no aplicativo. A Apple também lançou um novo sistema de pagamentos online, o Apple Pay, que tornou a experiência incrivelmente fácil.

Enquanto isso, vendedores online estão fazendo parcerias com serviços como UberRUSH e Postmates para resolver os problemas e a demora nos pagamentos online. O mundo do varejo está sendo reinventado pela tecnologia. É a melhor hora para se comprar.

    Fazer compras está se tornando mais social

    Mídias sociais como Pinterest, Houzz, Twitter e Instagram estão quebrando barreiras ao oferecer opções de compras direto no aplicativo. A Apple também lançou um novo sistema de pagamentos online, o Apple Pay, que tornou a experiência incrivelmente fácil.

    Enquanto isso, vendedores online estão fazendo parcerias com serviços como UberRUSH e Postmates para resolver os problemas e a demora nos pagamentos online. O mundo do varejo está sendo reinventado pela tecnologia. É a melhor hora para se comprar.

  • Anúncio publicitário
  • Consumidores diretos recebem mais do mercado

No final do último ano, os consumidores norte-americanos gastaram a mesma quantidade de dinheiro em lojas online e em lojas físicas. Mas, por trás desse fato, está a revolução da técnica direct-to-consumer, usada por empresas como Michael Kors e Oreo. Ela consiste em dispensar as lojas de departamento e vender diretamente para o cliente.

Essa prática cria uma maneira íntima e imediata que leva a uma melhor experiência de consumo. Companhias como a AYR, a Bonobos e a DSTLD jeans, pioneiras na técnica, estão aproveitando os dados de pós-venda e o feedback dos consumidores para ajustar estilo, cortes e tamanho das peças em tempo recorde.

    Consumidores diretos recebem mais do mercado

    No final do último ano, os consumidores norte-americanos gastaram a mesma quantidade de dinheiro em lojas online e em lojas físicas. Mas, por trás desse fato, está a revolução da técnica direct-to-consumer, usada por empresas como Michael Kors e Oreo. Ela consiste em dispensar as lojas de departamento e vender diretamente para o cliente.

    Essa prática cria uma maneira íntima e imediata que leva a uma melhor experiência de consumo. Companhias como a AYR, a Bonobos e a DSTLD jeans, pioneiras na técnica, estão aproveitando os dados de pós-venda e o feedback dos consumidores para ajustar estilo, cortes e tamanho das peças em tempo recorde.

    Fazer do ato de comprar uma experiência

    Há dez anos, entrar em uma loja descolada e dar de cara com um DJ tocando era novidade. Hoje, qualquer ponto comercial faz algo desse tipo para atrair clientes. As marcas que se destacam no mercado são aquelas que transformam o ato de fazer compras em uma experiência agradável.

    O Snapchat é um exemplo: a venda por meio de vending machines só foi genial pelo fato de elas terem sido colocadas em lugares inusitados, como no meio do Grand Canyon. Ao fazer isso, a empresa transformou um simples ato de comprar em uma aventura.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • compras
    • Fotos
    • plataformas online

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • Forbes Saúde

      Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

    Últimas Notícias

    • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

    • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • soja

      Importação de Soja do Brasil Pela China em Abril É a Menor em 10 Anos

    • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

    • Paulo Whitaker/Reuters

      Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

    • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.