Caiu hoje (19), em Paraty, por volta da 13h45, a aeronave modelo Hawker Beechcraft King Air C90, que levava o ministro do STF Teori Zavascki e outros quatro tripulantes. A morte do relator da Operação Lava Jato no Supremo foi confirmada pelo seu filho, Francisco Zavascki.
O avião pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos, segundo informações de abril de 2016, disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro. O dono do hotel Emiliano, Carlos Alberto Filgueiras, também estava na aeronave. Ao site “Pequenas Empresas Grandes Negocios”, a assessoria do empresário confirmou a morte.
“O Grupo Emiliano, lamentavelmente, confirma a morte de Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69 anos, e do piloto Osmar Rodrigues, 56, no acidente aéreo ocorrido hoje em Paraty. Carlos Alberto e o ministro Teori Zavaski eram amigos próximos. A empresa registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos do ministro e do piloto. A empresa informa ainda que está à disposição das autoridades colaborando com as investigações em curso.”
Segundo a Infraero, o avião decolou do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01, com destino a Paraty. Cinquenta militares e três embarcações da Marinha do Brasil estão envolvidos nas buscas, além do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.