Alibaba e Amazon estão no negócio certo, no momento exato. E ambos têm suas próprias fórmulas de sucesso, que deram grandes retornos aos seus acionistas.
LEIA MAIS: Alibaba supera expectativas na receita no trimestre
As ações do Alibaba aumentaram 63,97% nos últimos 12 meses e 146,15% nos últimos dois anos, enquanto as ações da Amazon cresceram 67,76% e 121,44% no mesmo período.
Embora não esteja claro qual das duas empresas fornecerá melhor desempenho aos seus acionistas em longo prazo, uma coisa é clara: a fórmula de sucesso do Alibaba supera, consistentemente, a da Amazon em uma métrica-chave – as margens operacionais.
No trimestre mais recente, a margem operacional do Alibaba foi de 31,25%, enquanto a da Amazon foi de apenas 2,31%.
O modelo de negócios do gigante chinês de compras online é mais lucrativo do que o concorrente norte-americano devido a uma diferença fundamental nas formas como as duas empresas abordam e monetizam o comércio eletrônico. A abordagem da Amazon é colocar a economia de custo do Walmart online. “Essa abordagem criou uma varejista baseada em um modelo de alto volume e baixo custo, que dependia de escala e de tecnologia para gerar economia de custos”, explica Porter Erisman, autor da obra “Six Billion Shoppers” (sem versão em português).
Ao contrário da empresa norte-americana, o Alibaba traz o empreendedorismo coletivo online, um modelo de negócio de rede que transforma os fornecedores que disponibilizam seus produtos no site Taobao em empreendedores.
VEJA TAMBÉM: Alibaba compra fabricante de chips
De certa forma, o modelo do Alibaba para o comércio eletrônico é semelhante ao do eBay. “A abordagem do eBay era mover a economia de vendas de garagem para o mundo digital, criando um mercado para produtos usados e colecionáveis”, observa Erisman. “O Taobao tem como meta mover negócios de família e independentes para o ambiente online, onde pequenos varejistas poderiam abrir lojas para vender itens novos.”
Essa é uma fórmula melhor para o sucesso do que a da Amazon. O empreendedorismo coletivo ajuda o Alibaba a enriquecer enquanto transforma centenas, ou até milhões, de pessoas em empreendedores, tirando muitos da pobreza e até tornando alguns deles ricos.
Esse modelo funciona particularmente bem em países como a China, que é, de longe, o maior mercado de internet do mundo – duas vezes o tamanho do mercado norte-americano. Ainda assim, o padrão do Alibaba não cobra taxas de listagem e não tem depósitos para manter estoques, o que torna muito provável que seja copiado por outros muito mais facilmente do que o modelo da Amazon.
Esse é, especialmente, o caso da economia de internet na China, que é altamente competitiva, com novos concorrentes aparecendo rapidamente e corroendo as margens operacionais.
Enquanto isso, as regulamentações governamentais criam um estado de transição para empresas chinesas privadas. O governo pode, rapidamente, transformar-se de um aliado para um inimigo. É por isso que os investidores devem observar com muito ceticismo a fórmula do Alibaba para o sucesso.