Resumo:
- IPO da Uber está entre os três piores lançamentos da década;
- Empresa fechou primeiro dia com ações negociadas a US$ 41,57, queda de 7% em relação à expectativa ;
- First Data e iQIYI foram outras duas companhias de tecnologia avaliadas em mais de US$ 10 bilhões com IPO abaixo do esperado;
- Uber encerrou o dia com US$ 8,1 bilhões em arrecadações e US$ 70 bilhões de valor de mercado;
- Companhia está perdendo US$ 1 bilhão anualmente e declarou que talvez nunca lucre.
A estreia da Uber como uma empresa pública foi uma das mais decepcionantes entre as grandes companhias de tecnologia que fizeram o mesmo movimento na última década. As ações da empresa de transporte por aplicativo [UBER] encerraram o primeiro dia de negociação com queda de 7%, a US$ 41,57, o que resultou na subcotação do preço do IPO.
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A Uber é uma das três empresas de tecnologia de capital aberto avaliada em mais de US$ 10 bilhões que terminou seu primeiro dia de operação pública no prejuízo nos últimos 10 anos, segundo dados da Renaissance Capital, uma administradora de ETFs (Exchange Traded Funds ou fundos de índices comercializados como ações) focada em IPOs. As outras duas foram a First Data e o streamer de vídeo chinês iQIYI.
Depois de levantar US$ 8,1 bilhões na operação na última sexta-feira (10), o valor de mercado da companhia encerrou o dia em cerca de US$ 70 bilhões.
Contexto
Entre os IPOs de empresas de tecnologia suportadas por capital de risco, como a Uber, uma queda no primeiro dia é incomum. Nos últimos cinco anos, apenas 10% dos lançamentos públicos do tipo no setor terminaram sua estreia no negativo, segundo a Renaissance Capital.
Perspectiva
Tudo pode acontecer. Embora o primeiro dia da Lyft tenha terminado de forma positiva, as ações caíram e agora estão quase 15% abaixo do preço do IPO. Quando o Facebook foi a público, terminou o dia de maneira monótona, mas se recuperou.
Por que os investidores estão desconfiados do Uber? As condições gerais do mercado acionário não são as melhores, em função das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Mas, mesmo antes disso, os investidores estavam preocupados com a lucratividade da empresa. A companhia está perdendo US$ 1 bilhão por ano e disse que talvez nunca de fato dê lucro.
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“A extrema queima de caixa do Uber está impedindo isso”, disse Matt Kennedy, estrategista sênior do mercado de IPO da Renaissance Capital, via e-mail.
Fato interessante
A Uber é o maior IPO desde o Alibaba em 2014. Das empresas sediadas nos EUA, é o maior desde o Facebook em 2012.
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