Resumo:
- O site de reserva de hotéis Booking.com publicou seu relatório anual de viagens sustentáveis para 2019;
- O estudo mostrou que a maioria dos brasileiros se preocupa com o impacto ambiental quando escolhe um local para se hospedar;
- Veja uma seleção de cinco hotéis sustentáveis de luxo no Brasil.
Hotéis sustentáveis são uma realidade há algum tempo e parecem cada vez mais cair no gosto dos consumidores. De acordo com o relatório de viagens sustentáveis de 2019 do site de reservas Booking.com, quase todos os viajantes brasileiros afirmam ter a intenção de optar por acomodações ecológicas ao menos uma vez neste ano, quando questionados sobre o assunto. Esse número chegou a 92%. Em 2017, era de 83%.
LEIA MAIS: Host Hotels pretende sair do Brasil
A pesquisa também mostrou que os brasileiros enxergam a importância da sustentabilidade na hora de escolher onde ficar – quase oito em cada dez viajantes acreditam que é preciso pensar mais no aspecto “verde” dos hotéis na hora da escolha, inclusive para preservar a natureza para que futuras gerações tenham a chance de aproveitar essas acomodações também.
No entanto, por mais que os brasileiros estejam cada vez mais conscientes e se mostrem como tal em questionamentos diretos de pesquisas como esta, eles parecem encontrar dificuldades para colocar essas ideias em prática. No mundo todo, 37% dos participantes afirmaram não saber como tornar sua viagem mais sustentável, no Brasil, a porcentagem é de 35%.
Para mostrar a essas pessoas que ser sustentável é possível e atender aos 81% de brasileiros que gostariam de se acomodar em um local classificado como “verde”, aqui está uma lista de cinco hotéis ecológicos de luxo no Brasil:
-
Divulgação Botanique Hotel & Spa
Em meio à densa mata atlântica, suas acomodações incorporam grandes pedras naturais do ecossistema local. O terraço e salão externos utilizam a sombra de toldos naturais e seu spa oferece tratamentos originais baseados na biodiversidade local.
-
Divulgação Botanique Hotel & Spa
O Botanique traz consigo o conceito “aprés-luxe” ou pós-luxo. Esse conceito conscientiza os impactos ambientais do hotel e na comunidade ao seu redor. Localizado na serra da Mantiqueira, no vale dos Mellos, em São Paulo, o hotel possui apenas 17 acomodações.
-
Divulgação Botanique Hotel & Spa
O hotel utiliza a fauna e flora local sem corrompê-las. O menu de seu restaurante e até mesmo a linha própria de produtos, que inclusive é responsável pelo hotel, utilizam e favorecem produtos locais.
-
Divulgação Cristalino Lodge
Localizados no coração de uma reserva de mais de 10.000 hectares no sul da Amazônia, os quartos e bangalôs do Cristalino Lodge unem conforto e sustentabilidade. Posicionados às margens do rio Cristalino, são todos abastecidos por energia solar.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Cristalino Lodge
Os hóspedes do eco resort têm disponíveis diversas atividades, de banhos de rio e passeios na floresta com guias privativos a jantares à luz de velas aproveitando a exclusiva adega do hotel.
-
Katia Kuwabara Cristalino Lodge
O Cristalino Lodge foi nomeado um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela “National Geographic Traveler” e é membro da Brazilian Luxury Travel Association, a Associação Brasileira de Viagens de Luxo.
-
Divulgação Grand Hyatt Rio de Janeiro
O hotel cinco estrelas também realiza um mutirão de limpeza mensal. Em parceria com a comunidade, recolhem lixo na praia da Reserva, que fica em frente ao Grand Hyatt.
-
Tadeu Brunelli Grand Hyatt Rio de Janeiro
O hotel também baseia sua experiência gastronômica na sustentabilidade. Seus três restaurantes, que oferecem de culinária japonesa a um “gastro lounge” carioca, são abastecidos por uma horta própria de temperos e vegetais.
-
Divulgação Grand Hyatt Rio de Janeiro
Na Barra da Tijuca, o Grand Hyatt Rio de Janeiro está dentro da área de proteção ambiental Marapendi, o que significa que sua construção não afetou a vegetação local em nenhuma forma. O hotel é rodeado por zonas de proteção e conservação da vida silvestre (ZPVS e ZCVS).
-
Divulgação Lapinha Spa
O spa apresenta avançados tratamentos de estética e saúde, com equipamentos de alta tecnologia. Os pisos, chuveiros, ambientes e até mesmo as piscinas são aquecidos por uma caldeira de matéria-prima reflorestada, com zero emissão de carbono.
-
Divulgação Lapinha Spa
A horta orgânica própria do hotel abastece o restaurante, que oferece uma gastronomia ovolactovegetariana. O Lapinha também possui um sistema de reuso de água e um projeto de reflorestamento em seus 550 hectares.
-
Divulgação Lapinha Spa
O Lapinha Spa, no Paraná, foi eleito em 2016 um dos melhores spas do mundo pelo World Spa & Wellness Awards, que premia spas e iniciativas de bem-estar. A maioria dos diversos prêmios que o hotel recebeu giram em torno de seu foco na saúde do hóspede.
-
Uiler Costa Vila Naiá
Considerado um lugar perfeito pelo estilista Alexandre Herchcovitch, o paisagismo do hotel é feito completamente de plantas nativas para que seu impacto no ecossistema local seja o menor possível.
-
Uiler Costa Vila Naiá
Hóspedes do Vila Naiá também podem visitar o Centro de Ecoturismo e Educação Ambiental do hotel, um espaço com trilhas ecológicas e viveiros com mudas de espécies nativas.
-
Divulgação Vila Naiá
O Vila Naiá faz parte da reserva extrativista marinha de Corumbau, na Bahia. Seu restaurante é abastecido por pescadores locais e uma horta orgânica própria, e conta com uma adega de vinhos do mundo inteiro.
Botanique Hotel & Spa
Em meio à densa mata atlântica, suas acomodações incorporam grandes pedras naturais do ecossistema local. O terraço e salão externos utilizam a sombra de toldos naturais e seu spa oferece tratamentos originais baseados na biodiversidade local.
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store