Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Fundador da Totvs diz como iniciar um negócio: ideia e ação

“É preciso saber executar uma grande ideia para iniciar um negócio”, diz fundador da Totvs

Para Laércio Cosentino, a tecnologia é grande aliada de novos produtos e serviços

Beatriz Boyadjian
10/07/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Carol Carquejeiro
Carol Carquejeiro

Para Cosentino, no Brasil, há excelentes exemplos de tecnologia e empreendedorismo

Para entrar no mundo dos negócios, não basta apenas uma grande ideia, é preciso saber executá-la. É o que fala Laércio Cosentino, fundador e chairman da Totvs, uma das maiores empresas de software do país, sobre a primeira etapa para começar um negócio próprio. “É preciso decidir qual é o seu objetivo, o que realmente deseja fazer, e se isso é mais simples, fácil e ágil do que as demais disponíveis no mercado”, afirma ele, que diz acreditar que tecnologia é a grande aliada da criação de estratégias para se sobressair com um novo empreendimento.

LEIA MAIS: Global 2000: os maiores da tecnologia em 2019

A dica para quem já está à frente de um negócio é diferente, mas também desafiadora. Os que já comandam empreendimentos precisam analisar tudo o que acontece e ver se, de fato, estão acompanhando. Ou seja, se estão fazendo algo diferente do que sempre foi feito. Mas, segundo ele, tanto novatos quanto veteranos devem responder à pergunta: “Qual problema do meu futuro cliente preciso resolver?”.

Para Cosentino, no Brasil, há excelentes exemplos de tecnologia e empreendedorismo, “trata-se apenas de defender um pouco mais o que há no seu próprio país.” Ele acredita que é possível desenvolver produtos excelentes e criar marcas nacionais que possam se fortalecer cada vez mais neste mercado que é tão cobiçado. “Todas as marcas que buscam crescimento olham para o Brasil como uma grande oportunidade”, diz.

Cosentino também compara a época atual com o passado. “Não havia antes um ambiente pré-formatado para gerar novas startups e negócios. As coisas nasciam com pouco investimento”. Agora, para o empresário, há um meio e uma competição bem maiores. “Hoje, com boas ideias, você cria um bom investimento, mas a concorrência é muito maior. Este é o conflito vivido, quando trata-se de iniciar um negócio”, afirma.

Experiência própria

A Totvs foi fundada em 1983. Após mais de 30 anos, mantém sua posição ao estar sempre inovando. Para isso, está constantemente conectada com o mercado e, também, se questiona: o que estamos fazendo para atender às necessidades dos nossos clientes? “Estamos sempre incomodados a fazer algo diferente, inovador. O incômodo que eu, pessoalmente, conseguia colocar na própria companhia é o de que sempre conseguimos fazer melhor do que já fazemos”, conta Cosentino.

VEJA TAMBÉM: 10 dicas de empreendedorismo de Anitta

Nos três últimos anos, houve uma grande transformação digital, na qual a Totvs detectou que precisava investir em pessoas, na cultura e na infraestrutura. A cultura, para providenciar itens de alta qualidade e tecnologia para os clientes, além de um ambiente físico de negócios, era uma grande questão para responder à essa mudança. Em seguida, os processos e o atendimento necessário para realizar tudo isso. Por último, portfólio e oferta. “É uma constante de viver o dia a dia entendendo tudo o que está acontecendo e, rapidamente, colocar isso nos produtos e nos serviços.”

Cosentino aponta que as novas tendências não só da tecnologia, mas dos negócios, são a mobilidade, conectividade e inteligência artificial, “elas vêm se endereçando em todos os seus produtos e serviços”, aponta. Três grandes pilares precisam viver a transformação digital: as pessoas, empresas e os governos, ele diz. As pessoas começaram na frente. Todas as novas tecnologias eram implantadas nas startups e, depois, chegavam nos indivíduos. Para o chairman, o advento do smartphone foi uma das grandes transformações que a sociedade viveu no campo da tecnologia: ela se conectou, aprendeu a falar, escrever, tirar fotos e, além de tudo, modificar o seu dia a dia.

A sociedade e as empresas já estão dentro disso, e o governo dá os primeiros passos. “Algumas startups entenderam o que acontecia e criaram novos modelos de negócios. Hoje, pela própria concorrência, as companhias antigas tiveram a necessidade de migrar todas as suas operações”, explica. Já o último pilar não está fazendo mudanças porque deseja, mas porque há a necessidade, dado que os outros dois se transformaram. A convergência entre as novas tecnologias e os três pilares é fundamental para que, de fato, os empreendimentos caminhem no contexto digital que é vivido.

A pergunta que a Totvs responde para continuar inovando é a mesma que as empresas e novos empreendedores devem fazer continuamente para ter um conhecimento melhor de seu público – algo fundamental em um negócio. “Antigamente, as empresas mudavam e faziam as pessoas mudarem. Agora, algo na indústria sofre alterações, enquanto o ser humano também se transforma – é simultâneo”, explica Cosentino. De modo que, com a indústria 4.0, os serviços se transformam ao mesmo tempo que a sociedade, um planejamento muito demorado pode resultar na perda de seu cliente alvo: ele muda de lugar muito rápido. “Você precisa cruzar o timing da necessidade do seu consumidor e do desenvolvimento do seu projeto.”


​Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • agilidade
  • ambiente de negócios
  • Beatriz Boyadjian
  • brasil
  • cliente
  • companhia
  • comportamento
  • empreendedorismo
  • empreender
  • empresas
  • estratégias
  • ideias
  • inovação
  • inteligência artificial
  • Laércio Cosentino
  • mercado
  • mobilidade
  • negócios
  • novas tecnologias
  • público
  • software
  • Tecnologia
  • tendências
  • TOTVS

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.