Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Às vésperas de completar 90 anos, Santista Jeanswear volta a investir

Às vésperas de completar 90 anos, Santista Jeanswear volta a investir

Uma das mais tradicionais companhias têxteis do país aposta em tripé para enfrentar o momento atual

Forbes Daily, por Gabriela Arbex
21/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Gilberto Stocche, presidente da Santista Jeanswear, que completará 90 anos em novembro

A economia brasileira está andando de lado há cinco anos. A afirmação é de Gilberto Stocche, presidente da Santista Jeanswear, uma das maiores e mais tradicionais indústrias têxteis do país, que completará 90 anos em novembro. Há mais de 12 anos na companhia – os últimos três como presidente -, o executivo não nega as dificuldades de um setor que, além do cenário econômico incerto, enfrenta uma concorrência feroz de países como a China. Mas diz que este é o momento de investir. “Em fevereiro chegam novas máquinas, mais modernas”, diz, revelando aporte de R$ 150 milhões no triênio 2019-2021 em uma série de iniciativas.

Conhecida por suas inovações – criou, por exemplo, um tecido com repelente na época em que o país foi assolado pelo pesadelo do vírus Zika, atualmente adotado nos uniformes dos soldados do exército brasileiro -, a Santista se orgulha de operar uma fábrica sem resíduos (Americana, no interior de São Paulo) e de substituir o silicone usado no processo produtivo por cupuaçu. “Cerca de 90% do meu tempo é gasto pensando no futuro”, diz o executivo, com um olho na modernização do parque e outro na transformação digital.

Segundo Stocche, a tecnologia é apenas uma parte do tripé estabelecido para continuar operando por mais um século. O outro é a sustentabilidade. “Quem não for sustentável daqui uma década, não vai estar no jogo. É uma questão de sobrevivência”, aposta. Por fim, o executivo menciona a excelência comercial e operacional. A companhia possui, por exemplo, uma universidade, encarregada de treinar pessoal, e uma área de consultoria, que vai fundo nos problemas dos clientes para desenvolver soluções em conjunto. “Temos envolvimento em toda a cadeia. Nosso objetivo é contribuir para que ela seja o mais eficiente possível.”

Com faturamento de R$ 750 milhões em 2018 e 120 milhões de metros de tecido produzidos anualmente, a Santista, por meio de seu líder, garante que vai continuar fazendo a sua parte. “A situação não é fácil, mas acredito em uma recuperação no próximo ano”, diz Stocche, que vivenciou, nos últimos anos, a diminuição dos investimentos e até o fechamento de fábricas. “Mas a história da companhia é muito parecida com a do país, cheia de lutas e de vitórias. Nunca tivemos, no entanto, nenhuma vitória sem um trabalho árduo. Isso faz parte da nossa história.”

****
Reprodução Forbes

O futuro em discussão

A 19ª Conferência Anual Global de CEOs da FORBES, realizada na semana passada em Singapura, foi descrita como um fórum sem paralelo para discussão e debate entre os 500 CEOs globais, magnatas, empreendedores, capitalistas e líderes de pensamento que participaram. Veja, a seguir, algumas das frases de maior destaque do evento:

– “A guerra comercial significa menos oportunidades para as empresas de Singapura investirem na China e exportarem para a América ou investirem na América e fazerem negócios na China”, disse Lee Hsien Loong, primeiro-ministro de Singapura;

– “O fato é que o empreendedorismo na África é muito diferente… Os empreendedores de outros países querem criar empresas, fazer IPOs. Na África, as pessoas querem mudar seus países, mudar suas vidas”, disse Jack Ma, fundador do Alibaba e da fundação que leva seu nome;

– “Existe uma ideia de que os donos do capital o ‘tira’ da sociedade. É por isso que dizemos ‘retribuir à sociedade’ quando nos referimos às iniciativas sociais. Mas a verdade é que o capital nunca deixou o sistema econômico”, disse Goh Hup Jin, presidente da Nipsea Holdings International.

****
Empreendedorismo japonês em alta

Na próxima sexta-feira (25), será lançada oficialmente a NEB – Nikkey Empreendedores do Brasil, uma associação sem fins lucrativos formada por 50 empresários descendentes de japoneses que tem como objetivo cultivar e difundir os valores empresariais de seus antepassados às novas gerações. Atualmente, os negócios liderados por nikkeis no país respondem por cerca de R$ 100 bilhões do PIB brasileiro. Entre as iniciativas da entidade estão projetos de inovação e sustentabilidade, sucessão familiar e empresarial, educação e cultura, saúde e desenvolvimento de parcerias com diversas instituições culturais, esportivas e sociais. Fazem parte da empreitada Ricardo Ikesaki, presidente da rede de cosméticos Ikesaki/Taiff; Roberto Ohara, vice-presidente da Sakura; Chieko Aoki, fundadora da cadeia de hotéis Blue Tree; Angela Hirata, sócia e presidente da SurianaTrading; e Paulo Nishimura (foto), fundador da Niplan Engenharia, que ocupará a presidência da NEB.

****
Divulgação
Chique e versátil

São Paulo acaba de ganhar um novo espaço de eventos. O recém-inaugurado L’Atelier, no Sheraton São Paulo WTC, tem como proposta abrigar os mais diversos tipos de cerimônias: feiras, encontros corporativos, casamentos, festas sociais, lançamentos de produtos etc. Dividido em dois ambientes – salão interno e deque integrado à piscina –, o espaço total possui cerca de 1.150 metros quadrados que acomodam até 1,3 mil pessoas e pode ser formatado conforme a necessidade. Painéis retráteis compostos de vidros acústicos dão acesso à área externa.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Alibaba
  • Chieko Aoki
  • Jack Ma
  • singapura

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.