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Início / Negócios / Allianz passa por processo de transformação do modelo de negócios

Allianz passa por processo de transformação do modelo de negócios

Gigante de € 130 bilhões busca aumentar a eficiência e a proximidade com o cliente

Gabriela Arbex
12/04/2020 Atualizado há 5 anos

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Divulgação
Divulgação

Há 28 anos na Allianz, o espanhol Iván de la Sota está no comando da estratégia Simplicity Wins

À medida que os processos de contratação dos seguros iam ficando mais e mais complexos, cheios de análises de riscos, cláusulas, intermediários, contratos, variáveis e letras miúdas, mais Iván de la Sota pensava em desenvolver uma maneira de simplificar a operação. Há 28 anos na Allianz, o espanhol, que começou na seguradora logo no início de sua carreira, após a conclusão de um MBA em finanças em Londres, e passou pelas unidades da companhia na Alemanha, Espanha e Portugal, é hoje o principal nome no comando da estratégia batizada internamente de Simplicity Wins.

“Em quase três décadas neste mercado, nunca vi um momento tão interessante como o atual. Há uma combinação de fatores – o talento dos jovens, a tecnologia e a capacidade de processar dados – que nos dão oportunidades únicas para redefinir completamente nosso negócio”, diz o executivo. O processo de simplificação, que inclui um redesenho do modelo do business aliado a uma plataforma tecnológica de maneira integrada, começou nos países ibéricos e depois aportou por aqui.

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“Com ele, conseguiremos o melhor dos dois mundos: condições para atrair os melhores recursos humanos e investir nas
melhores tecnologias, como as grandes corporações, e, ao mesmo tempo, agilidade e flexibilidade como os pequenos negócios. Tudo isso porque passaremos a ter um modelo comum de operação e, a partir daí, qualquer novo produto, ferramenta ou processo poderá ser imediatamente replicado por todo o grupo.”

O executivo esclarece que essa primeira fase, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, foi destinada à criação do conceito e às certificações, especificamente para os produtos de varejo e pequenas empresas. Para estar em pleno funcionamento, será necessário mais algum tempo. Mas, segundo ele, que ocupa atualmente o cargo de chefe de transformação de negócios do conglomerado – que emprega 142 mil funcionários ao redor do mundo e registrou receita de € 130 bilhões em 2018 –, é um movimento necessário para se destacar em um mercado onde a concorrência é cada vez maior, assim como os custos.

O resultado será uma plataforma única para todos os canais, que agregará transparência, facilidade de operação e
melhores serviços. Os primeiros testes já mostram resultados. “Notamos, por exemplo, uma redução significativa no prazo de cotação que, atualmente, não chega a um minuto no Brasil. Na Espanha, alguns produtos que consumiam cerca de 120 processos hoje são feitos com metade disso. A filosofia é tornar toda a operação mais fácil. Nossos intermediários têm que usar seu tempo para explicar nossas ofertas e não com processos burocráticos.” Isso significa, portanto, fechar mais negócios em menos tempo e, assim, aumentar a rentabilidade. “Mais importante do que isso, no entanto, é a confiança. Com passos claros e coberturas amplas, construiremos relações de longo prazo com nossos clientes e garantiremos a sustentabilidade do negócio.”

Reportagem publicada na edição 74, lançada em janeiro de 2020

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