Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Digitalização usa isolamento para quebrar aura de inacessibilidade do mercado de arte

Digitalização usa o isolamento social para quebrar a aura de inacessibilidade do mercado de arte brasileiro

Ferramentas digitais democratizam os acervos de galerias e museus no Brasil

Giulianna Iodice
15/08/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Jéssica Mangaba
Jéssica Mangaba

Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte

O que há em comum entre a proprietária de uma feira de arte, uma presidente de um museu e um galerista? Todos eles, em um momento tão delicado, movimentam-se intensamente para quebrar o falso paradigma de que a arte é para poucos – e buscam fazer da pandemia uma chance para promover o acesso às artes no país.

Fernanda Feitosa, a diretora da SP-Arte, que estava inicialmente prevista para ocorrer entre 3 e 7 de abril, acha que não será possível a realização do evento físico ainda em 2020. “Mas estamos preparando a SP-Arte online para ser lançada em junho [Evento será virtual e acontecerá de 24 a 30 de agosto]. Já temos a plataforma 365, lançada em 2019, na qual procuramos gerar contato entre o público e as galerias durante o ano todo. O idioma do mundo da arte pode ser trabalhado em forma de conteúdo, com uma linguagem mais acessível. É uma estratégia.”

LEIA MAIS: Camila Yunes: Como a arte transforma

Os números indicam que o objetivo está sendo alcançado: a última feira teve 35 mil visitas, gerando 200 mil visitas mensais ao portal e 30 mil newsletters assinadas.

As ferramentas digitais se tornaram essenciais para a sobrevivência dos negócios, são o único meio de contato atual com os clientes. “Os compradores esperam agilidade e transparência, e as ferramentas online são muito boas para isso”, avalia Fernanda. “Do ponto de vista da feira, as regionais terão vantagem, pois será mais difícil viajar. Isso pode fortalecer o mercado interno de artistas brasileiros [80% das galerias que expõem na SP-Arte são nacionais]. A dinâmica estava muito centrada nos deslocamentos físicos e em logísticas caras, o que asfixiava novas galerias. A pandemia acelerou mudanças e vai redesenhar a forma como o mundo da arte funciona.”

Algumas galerias largaram na frente no que diz respeito às ferramentas digitais. O galerista Luis Maluf – eleito Forbes Under 30 em 2018 – já promove visitação e tour virtuais nas exposições há três anos. “O que faremos agora é lançar um site novo com todos esses conteúdos que acumulamos em oito exposições. Além disso, estamos produzindo um conteúdo com câmeras 4K, instaladas nos ateliês dos artistas. A ideia é filmar o processo de trabalho e realizar leilões virtuais na sequência.” Para ele, o número de vendas de obras, mesmo sem as aberturas de exposições, permanece na média. No caso dos clientes que querem ver pessoalmente a obra, Luis organizou uma logística de “delivery de apreciação”.

Karina Bacci
Karina Bacci

O MAM-SP

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) está na corrida para a digitalização, segundo a presidente Mariana Berenguer. “Nós temos duas frentes importantes, de educação e de museu. Temos o objetivo de construir uma nova plataforma digital que imita a experiência do museu virtualmente.” A principal barreira, diz ela, é a captação de fundos para construir algo novo. Há algum tempo já existe um tour virtual no site de algumas das exposições do MAM, feito pela empresa 3D Explora. Por ora, a presença digital foi ampliada com as lives e por meio de cursos online

Reportagem publicada na edição 77, lançada em maio de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • arte
  • brasil
  • DIGITALIZAÇÃO
  • Edição 77
  • feira de arte
  • Fernanda Feitosa
  • FORBES
  • FORBES Under 30
  • galeria de arte
  • Giulianna Iodice
  • MAM
  • museu
  • obra de arte
  • pandemia
  • SP-Arte

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

  • Embrapa Gera Lucro Social de R$ 107,24 Bilhões em 2024

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.