No início de suas carreiras, a maioria das pessoas não é particularmente vista como grandes líderes dentro do ambiente de trabalho. Além de estarem em posições menores dentro da hierarquia do escritório e não ter tanta experiência quanto os outros, os jovens tendem a ser mais tímidos e inseguros para assumir um cargo de liderança.
Mas, com a atitude certa, o olhar atento e a vontade de aprender, qualquer jovem profissional pode se destacar desde cedo. Conheça na galeria 10 dicas para se tornar um referencial de liderança dentro do ambiente de trabalho:
-
Comece a se preparar antes de entrar no mercado de trabalho A melhor forma de se preparar para qualquer cargo de liderança em seus futuros empregos é voluntariando-se em organizações sem fins lucrativos para ajudar com qualquer causa que lhe agrade. Comece com estes grupos pequenos, como em igrejas, associações estes lugares estão cheios de oportunidades para liderar o conselho, o subcomitê, ou projetos especiais. Tente dedicar-se a isso durante a faculdade, ou antes de entrar no mercado de trabalho. Você irá herdar dezenas de habilidades para lidar com as pessoas e se sentirá mais confiante quando precisar fazer o mesmo em seu futuro cargo.
-
Faça a lição de casa Enquanto a maioria das habilidades e qualidades necessária para ser um bom líder vem apenas através de experiência, prática e observação, ler livros sobre o assunto ou procurar algum curso especializado em desenvolvimento profissional é sempre uma boa pedida. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será lidar com as situações mais complicadas.
-
Aprenda sobre a cultura da empresa Escute e observe como a equipe trata os novos empregados se tiver qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Fique de olho também no estilo e nas expectativas de seus supervisores: eles preferem saber de todos os detalhes ou feedback periódico? Eles são mais formais ou casuais? Aprenda e adapta-se!
-
Mantenha-se curioso Permaneça curioso e ansioso para absorver qualquer nova informação. Pense antes de julgar as situações e dar sua opinião. É ok se sentir sobrecarregado no início, mas tente manter a calma e ajudar o máximo que puder.
-
Anúncio publicitário -
Identifique áreas aonde você pode ajudar Geralmente, os mais jovens tem muita mais facilidade com as novas tecnologias do que os mais velhos. Por isso, fique atento a qualquer problema nas áreas em que você tem mais habilidade às vezes, existem normas dentro do ambiente de trabalho que nunca foram desafiadas e as pessoas estão apenas a espera de alguém que faça as coisas de uma maneira melhor e mais eficiente.
-
Sempre ofereça ajuda Sempre ofereça ajuda
Como um novo funcionário, chegar com a atitude de Estou aqui para ajudar é a melhor estratégia para, eventualmente, estar em um cargo de liderança além de ser o mais correto e educado. Procure por maneiras de cooperar mesmo que não peçam por sua ajuda. Durante as reuniões, fique atento às oportunidades de dar uma mão a alguém e fazer o projeto correr mais rápido. -
Faça seu trabalho e siga as regras Alguns jovens profissionais estão tão envolvidos com outras coisas que não conseguem fazer nem as tarefas básicas do emprego. Se você tem um prazo, respeite-o aliás, tente entregar antes da data limite. Não peça por mais tempo: arranje uma maneira de fazer dentro do seu horário. Respeitar essas regras é essencial para sempre ter a confiança das pessoas a sua volta e, principalmente, de seus superiores.
-
Conecte-se com seus colegas Esforce-se para conhecer seus colegas de trabalho além do escritório. Esse tipo de aproximação demora um tempo, então não se apresse. Manter uma relação de amizade dentro do ambiente de trabalho é essencial para manter-se motivado e contente.
-
Dê crédito aos outros Peça ajuda quando precisar, mas tente ao máximo finalizar seus projetos independentemente. Se você receber elogios ao terminar algo que alguém lhe ajudou a concluir, nunca se esqueça mencioná-las.
-
Estabeleça boas relações com seus superiores e encontre um mentor Crie uma relação de benefícios mútuos com seus superiores, mentores e colegas. Fique de olho em seus comportamentos para adquirir todas as dicas de sucesso. Encontrar um mentor é a melhor maneira de assegurar este crescimento.
A melhor forma de se preparar para qualquer cargo de liderança em seus futuros empregos é voluntariando-se em organizações sem fins lucrativos para ajudar com qualquer causa que lhe agrade. Comece com estes grupos pequenos, como em igrejas, associações estes lugares estão cheios de oportunidades para liderar o conselho, o subcomitê, ou projetos especiais. Tente dedicar-se a isso durante a faculdade, ou antes de entrar no mercado de trabalho. Você irá herdar dezenas de habilidades para lidar com as pessoas e se sentirá mais confiante quando precisar fazer o mesmo em seu futuro cargo.