Os contratantes estão atrás de profissionais por um motivo: eles têm problemas a resolver. Mas o processo inflexível e institucional de alguém empresas impede que eles encontrem os candidatos ideais.
É um novo mercado de trabalho e para se destacar, você vai precisar quebrar algumas regras – que convenhamos, não fazem mais o menor sentido. Conheça na galeria 8 maneiras de fugir do protocolo e garantir sua contratação:
-
Você é muito importante para o contratante Esqueça essa história de que o gerente de RH está no topo da pirâmide e aqueles atrás de vaga estão na base. Você tem habilidades incríveis, que o contratante precisa para resolver seus piores problemas.
-
Não divulgue seu histórico salarial Você não precisa compartilhar seu histórico salarial com o contratante. Além de ser uma informação pessoal, isto diminua suas chances de conseguir um aumento na hora de fechar a contratação.
-
Candidate-se a qualquer vaga Você não precisa esperar que aquela empresa onde sempre sonhou em trabalhar anuncie que está procurando profissionais. Envie seu currículo e carta de apresentação para o RH e se você realmente se destacar, será chamado independente de quando mandou seus documentos.
-
Candidate-se mesmo que não tenha todos os requisitos Se os gerentes só contratassem aqueles que atendem a todos os requisitos da vaga, não contratariam ninguém. Se você se acha capaz de realizar o trabalho pedido com sucesso, vá em frente e se candidate!
-
Anúncio publicitário -
Mude a maneira como você responde a uma vaga Em vez de responder listando suas qualidades de acordo com aquilo que foi pedido no anúncio da vaga, leia nas entrelinhas e quando entrar em contato com o contratante, converse sobre o plano de negócios e como você pode ajudar a direcionar a empresa para o caminho certo.
-
Fale diretamente com o contratante Não há nada de errado em contatar o gerente de RH antes ou durante o processo de contratação, desde que seja de uma maneira sutil. Envie alguns trabalhos dos quais você se orgulha e uma nota de agradecimento pelo tempo dele.
-
Use a primeira pessoa em seu currículo Exista uma regra velada de que os candidatos não devem usar a primeira pessoa ao desenvolver o currículo. Mas isso nem faz sentido: este documento é sua apresentação ao contratante. Nada mais justo que ele exponha exatamente quem você é.
-
Elabore um currículo diferente Esqueça aquele currículo formal e sem graça que faz você parecer com qualquer outro candidato. Há muitas maneiras de criar uma apresentação diferente e que irá lhe ajudar a se destacar. Você tem sua própria voz e personalidade: mostre-as.
Esqueça essa história de que o gerente de RH está no topo da pirâmide e aqueles atrás de vaga estão na base. Você tem habilidades incríveis, que o contratante precisa para resolver seus piores problemas.